Facchini

Randon New R

Scania R730 10x8: Um gigante para o mercado australiano

Com o objetivo de atender as necessidades de uma das maiores minas australianas, a Qube Bulk, localizada em Pilbara, Austrália, a Scania entregou um R730 v8 10x8, capaz de transportar até 220 toneladas.

O modelo é resultado de uma conversão que foi feita a partir de um R730 v8 8x8, o qual foi adicionado mais um eixo de apoio. Com o isso o R730 10x8 passa a ser o maior caminhão já construído pela Scania em solo australiano.

O veículo será combinado com os gigantescos rodotrens australianos (Quad Road Train). Atualmente a legislação australiana permite que esse tipo de configuração transporte até 200 toneladas, mas acredita-se que em um futuro próximo haja uma flexibilização das regras, permitindo assim o transporte de até 220 toneladas. "Nós esperamos que no futuro próximo, seja possível aumentar a capacidade para 220 toneladas", releva Todd Emmert, Diretor de Qube Bulk.


O novo caminhão será utilizado no transporte de minério de ferro em larga escala, partindo de diferentes minas, com destino a um terminal localizado em Port Hedland, na Austrália Ocidental. Percorrendo diariamente distâncias que chegam a 450 km durante 6,5 dias por semana. Estima-se que o caminhão alcance 1 milhão de quilômetros nos 3 primeiros anos de operação.

Acredita-se ainda que, o R730 10x8 irá melhorar a produtividade e eficiência. "Isso nos permitirá prestar um melhor serviço aos nossos clientes. Aumentar a eficiência é fundamental para os nossos clientes, enquanto para nós a segurança é a prioridade ", diz Todd.

 
Especificações
O Scania R730 10x8 possui entre eixos de 4700 mm, com redutor nos cubos e redução do eixo de 4,27:1. O sistema de frenagem é a tambor e conta com sistemas ABS e EBD. O quinto eixo foi aplicado na parte traseira. O veículo conta ainda com quinta roda JOST DR38C-1.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA