Facchini

Randon New R

Grupo G10 investe em treinamento para motoristas

Os motoristas que trabalham no Grupo G10 têm a oportunidade de se manterem atualizados, usando as ferramentas disponíveis pela empresa, como o Centro de Treinamento e Qualificação no Transportes (CTQT) e o Programa Acelera na Segurança.
O CTQT foi fundado há 11 anos e já treinou mais de 3.200 pessoas. Os motoristas que estão na fase de contratação pela empresa são convidados a participar da capacitação, que dura cinco dias e aborda assuntos variados, como mecânica, direção econômica, direção defensiva, legislação de trânsito e alimentação. Como parte do processo tem uma aula prática, em que é apresentada toda a tecnologia de ponta que acompanha os caminhões.
Um laboratório e um simulador de direção de veículo pesado também fazem parte da estrutura do CTQT, facilitando o aprendizado dos participantes. “O motorista tem uma evolução muito grande ao participar do CTQT, porque na maioria das vezes ele tem uma vasta experiência, mas está desatualizado com relação a algumas técnicas mais modernas ligadas à tecnologia embarcada nos veículos. Instruímos, por exemplo, o motorista a usar o acelerador e o freio motor corretamente, impactando no consumo de combustível, pneus e lona de freio. Além disso, reforçamos todas os itens relacionados à segurança dele e a do caminhão”, diz Luiz Fernando Mazarão, instrutor técnico do CTQT.
Edenílson França também é instrutor no CTQT e acompanha os motoristas nos testes práticos. “Eles ficam surpresos com as possibilidades que o caminhão oferece, tendo melhor desempenho do veículo nos itens economia e segurança”, frisa.
Elliton Vieira de Souza é motorista há 10 anos e está participando do CTQT. Mesmo com a experiência de uma década, ele conta que é possível aprender muito no curso: “achei o CTQT ótimo, agrega bastante, principalmente sobre como trabalhar corretamente com o veículo, extraindo o melhor dele. Antigamente não tinha tanta tecnologia nos caminhões como hoje e é importante aprender a usá-la. No CTQT tive essa oportunidade”.

ACELERA NA SEGURANÇA
Outra ferramenta oferecida pelo Grupo G10 é o Programa Acelera na Segurança. Com aulas à distância, no sistema e-learning, a ação tem quatro níveis. Cada etapa tem, em média, seis aulas, de 10 minutos cada. Ao final de cada nível, o motorista ganha um bóton. O programa tem um tripé como eixo: o Meio Ambiente, a Vida, e a Família. As aulas são sobre assuntos variados, como direção defensiva, certificações, transporte e manuseio de produtos perigosos, legislação de trânsito e trabalho em altura.
FONTE: G10 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA