Facchini

Randon New R

Caminhão articulado da Volvo CE faz 50 anos

O caminhão articulado está fazendo 50 anos. Líder mundial neste segmento, a Volvo Construction Equipment criou este tipo de equipamento e o grande mercado que viria a ser desenvolvido nos anos subsequentes. Lançado pela Volvo em 1966 na Suécia, a máquina nasceu com o modelo DR631. Apelidado carinhosamente de Gravel Charlie, o avô dos articulados tinha capacidade para apenas 10 toneladas de carga. Era o início de um novo e revolucionário conceito em transporte. Originalmente, ele havia sido concebido alguns anos antes por meio da junção de um trator agrícola e um reboque, unidos de forma permanente por meio de uma junta articulada.
“Hoje, dezenas de milhares de caminhões articulados estão espalhados por todos os continentes, dando mais agilidade a obras de todos os tamanhos e ajudando a melhorar a infraestrutura de cidades e países”, afirma Afrânio Chueire, presidente da Volvo CE Latin America. O último lançamento, feito recentemente na Europa, foi o da nova série H, que conta com o maior caminhão articulado já produzido em série, o A60H, com capacidade para impressionantes 60 toneladas de carga.
Nas últimas cinco décadas, os articulados transportaram um sem número de toneladas de terra, brita e uma infinidade de outros materiais em terrenos enlameados e difíceis, escorregadios, íngremes ou de muitas outras maneiras difíceis de vencer. A Volvo lidera o mercado, sempre inovando e lançando versões mais modernas e produtivas.

Inovação constante
“Não somos líderes absolutos neste segmento à toa. O caminhão articulado tem sido a melhor opção para as aplicações mais exigentes e os terrenos mais difíceis. Eles trabalham com a mais alta performance em uma série de diferentes aplicações. Estão na extração de material, em pedreiras, na mineração e na construção pesada, na movimentação de materiais e até em locais de tratamento de resíduos”, diz o presidente.
O desenvolvimento constante é um dos principais motivos para a permanente popularidade dos articulados Volvo. A inovação está presente no articulado desde quando a Volvo desenvolveu este revolucionário equipamento. “Não houve sequer uma versão do caminhão articulado que tenha sido lançada sem contemplar importantes mudanças que garantem maior produtividade na operação e maior rentabilidade para o cliente”, conclui Boris Sanchez, gerente de suporte a vendas e aplicações da Volvo CE Latin America.
FONTE: Volvo 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA