Facchini

Randon New R

Mercedes-Benz vence licitação e fornecerá 1.600 ônibus escolares

Pelo quarto ano consecutivo, a Mercedes-Benz do Brasil venceu licitação do Governo Federal para fornecimento de ônibus escolares no âmbito do programa “Caminho da Escola”, ação do FNDE – Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, órgão ligado ao Ministério da Educação. O objetivo é renovar e padronizar a frota de veículos escolares, garantindo mais segurança e qualidade no transporte de estudantes.
“Até março de 2017, estamos habilitados a fornecer até 1.600 unidades do OF 1519 R da categoria ORE 3, para 55 alunos (versão com elevador) ou 60 alunos (sem elevador)”, informa Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “As prefeituras já podem procurar nossos concessionários a fim de verificar os procedimentos para aquisição destes veículos por meio de recursos do programa Caminho da Escola. Além disso, contam com a alternativa de financiamento do BNDES ou podem utilizar recursos próprios para adquirir esta versão do OF 1519 R”.
A Mercedes-Benz é uma tradicional fornecedora de ônibus escolares no País, atendendo tanto aos programas federais, quanto ações similares de governos estaduais e municipais. “Somente para o Caminho da Escola, são 3.500 ônibus da nossa marca em circulação no transporte escolar urbano e rural”, ressalta Walter Barbosa.
De acordo com o diretor, o OF 1519 R oferece qualidade e segurança no transporte de estudante. “Além disso, os ônibus escolares da Mercedes-Benz asseguram reduzido custo operacional, com robustez e resistência para as vias urbanas e também zona rural, proporcionando assim maior durabilidade e longa vida útil ao veículo”, conclui o executivo.

OF 1519 R foi desenvolvido especificamente para o transporte escolar
O chassi OF 1519 R foi totalmente criado pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil. Lançado em 2012, desde o projeto, foi concebido para aplicação como Ônibus Rural Escolar (ORE), de acordo com as especificações do edital do FNDE. Ele foi amplamente testado em vias fora de estrada, visando garantir robustez e resistência nas severas condições das vias não pavimentadas, com a qualidade e a confiabilidade típicas dos produtos da marca.
Entre vários requisitos, o FNDE exige um motor que atenda à legislação de emissões e características específicas para uso em vias não pavimentadas, como balanço dianteiro curto (para facilitar a circulação em solo acidentado), altura elevada (visando maior proteção inferior do chassi e da carroçaria), eixo traseiro reforçado e bloqueio de diferencial no eixo traseiro (para melhorar a tração em áreas irregulares, como terrenos alagados, por exemplo).
Todas as solicitações do FNDE são plenamente atendidas pelo OF 1519 R da Mercedes-Benz, que conta com a avançada tecnologia BlueTec 5 e com motores mais econômicos e ecológicos.
Este chassi de ônibus da marca vem equipado com barras estabilizadoras na dianteira e na traseira, o que assegura mais estabilidade ao veículo e, consequentemente, mais segurança e conforto para os alunos. O eixo traseiro HL-4 reforçado garante a robustez e resistência para enfrentar o trabalho pesado da zona rural. As lonas de freio mais largas propiciam maior eficiência de frenagem. Já o freio-motor auxiliar Top Brake amplia a potência de frenagem e propicia menor consumo de combustível e menor desgaste dos componentes do sistema de freios e dos pneus.
O OF 1519 R é oferecido ao mercado em duas versões: entreeixos de 4,8 metros para ônibus convencional de 9,4 metros de comprimento com 48 assentos; e entreeixos de 6 metros para ônibus convencional de 11 metros com 60 assentos.
FONTE: Mercedes-Benz 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA