Facchini

Governo errou ao reduzir juros do BNDES para caminhoneiro, diz Barbosa

De acordo com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, o governou errou ao reduzir a taxa de juros para compra de caminhões com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para 2,5%. Por isso mesmo, as taxas foram reajustadas, não só nesta linha, mas em outras também. “Mas ainda tem subsídio”, disse.
Barbosa respondia a questionamentos do senador Waldemir Moka (PMDB-MS) em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), de que a queda de taxas de juros levou a muitos produtores a criar frotas próprias de caminhão, o que consequentemente resultou em queda no valor dos fretes por excesso de oferta. Tal movimento se combinou com uma alta no preço do diesel e ajudou a explicar parte do movimento recente de greve dos caminhoneiros.
Ainda de acordo com Barbosa, fazer esses ajustes faz parte do dia a dia da política econômica. “O que você acerta, você continua. O que você erra, você para ou faz outra coisa”, disse,
Em resposta a novo questionamento dos deputados, Barbosa voltou a dizer que o governo estuda conceder hidrovias e melhorar o sistema de cabotagem no país. No entanto, destacou que a execução dos investimentos ficará condicionada ao espaço fiscal. 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA