Facchini

Penúltima etapa do MMCB define mais dois finalistas de Minas Gerais


A competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), organizada pela Scania com o objetivo de incentivar, valorizar e treinar o motorista consagrou mais dois campeões regionais durante a 13ª etapa, realizada no último fim de semana em Contagem (MG).
Anderson Dare Gonçalves Andrade, 26 anos, natural da mesma cidade mineira foi o grande vencedor da rodada de sábado (8). Emerson Abib Miranda, 34 anos, do município de Bela Vista de Minas, ficou com o primeiro lugar nas provas de domingo (9). A nona etapa contou com 93 motoristas, aprovados nas duas fases pré-classificatórias.
Anderson Dare Gonçalves Andrade foi o primeiro finalista dessa etapa. Com 26 anos também recebeu o prêmio de melhor motorista com menos de 35 anos da primeira rodada. Há seis anos como motorista profissional, o jovem mineiro não esperava ter esse desempenho: “Meu objetivo era buscar conhecimento e capacitação, que muitos dizem ser o maior valor dessa competição”.
Emerson Abib Miranda, 34 anos, o vencedor da rodada de domingo – e também o melhor motorista até 35 anos – está há 14 anos na profissão e, atualmente, faz o treinamento dos motoristas da transportadora Steel Logística. O MMCB deu uma guinada em sua carreira a partir de 2012, quando participou pela primeira vez: “Já fui um motorista perverso, que dirigia de forma errada. O MMCB transformou minha vida. Quando concorri na última edição percebi que poderia agir de forma completamente diferente ao volante. Isso me proporcionou um crescimento profissional na empresa, que reconheceu minha evolução dando a oportunidade de orientar os outros motoristas”.
A Casa Scania Itaipu organizou o evento e recebeu competidores, clientes e familiares. As provas (divididas em manobra, percurso, checklist e teórica) foram organizadas no sábado e no domingo. Durante o evento, a Caravana Scania do MMCB ofereceu serviços de apoio aos competidores e demais presentes. Diversão para as crianças, ações com os patrocinadores, gincanas e exames de saúde estavam entre as atividades oferecidas.
Foram arrecadados 639 kg de alimentos. Eles serão doados para a instituição Casa de Passagem Flor de Liz, de Contagem. “Foi uma etapa com grande adesão, competitiva, organizada e divertida. Encerramos a regional com o sentimento de missão cumprida. Agora vamos para a última etapa do MMCB 2014, no Rio de Janeiro, na próxima semana. Só temos de agradecer a todos os participantes e aos colaboradores da Itaipu pelo trabalho”, afirmou Calil Simões, coordenador da etapa regional de Contagem.
Anderson e Emerson aguardarão os dois últimos concorrentes, que serão selecionados na próxima etapa regional, no Rio de Janeiro, nos dias 15 e 16 de novembro.
Pelo regulamento, as etapas são sempre realizadas nos fins de semana, totalizando 14 fases regionais, 28 rodadas com 28 finalistas. Em todo o Brasil, a Scania estabeleceu um novo recorde de participantes, 65 mil inscritos, superando as 47 mil inscrições da edição de 2012. 

Premiação
O MMCB tem por objetivo avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas rodovias, valorizar o profissional e promover uma direção que alie eficiência a redução de emissão de poluentes. Neste ano, a prova também elegerá o motorista mais jovem a obter a melhor pontuação nas etapas regionais.
Todos os inscritos na competição ganharão um curso online com o tema “Atendimento Eficaz”, totalmente gratuito. Aqueles que passarem pela prova teórica online, segunda fase, ganharão o curso Série de Logística – Conceitos e Aplicações, do Sest-Senat. Todos os 28 campeões regionais ainda recebem o curso de Treinamento de Motoristas Scania “Master Driver”, de 40 horas. 
Na grande final, o vencedor da competição receberá um pacote de prêmios no valor de R$ 40 mil distribuídos em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Além disso, ganhará uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia, um jogo de seis pneus da Bridgestone e um curso de 40 horas do Sest-Senat. O segundo e o terceiro colocado ganham uma série de prêmios, entre eles uma viagem com acompanhante para um resort no Brasil, um jogo de seis pneus da Bridgestone, kits promocionais e um curso de 40 horas do Sest-Senat.
A quinta edição da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil conta com o patrocínio do Scania Banco, Bridgestone/Bandag, Shell Brasil, Noma do Brasil e Rede Graal.
FONTE: Scania Brasil 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA