Facchini

Funcionários da Mercedes-Benz retomam atividades em Juiz de Fora

Os funcionários da Mercedes-Benz, em Juiz de Fora, se reuniram na tarde desta terça-feira (14) e decidiram suspender a paralisação que já durava oito dias.  Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Juiz de Fora e Região (STIM), os trabalhadores estavam parados desde o dia 7 de outubro por conta de um anúncio sobre o encerramento da produção dos caminhões Accelo em 2016 e dos extrapesados Actros em 2018 no município.
A assessoria da Mercedes-Benz confirmou uma reorgazinação das atividades nas áreas produtivas de caminhões em Juiz de Fora, mas garantiu que a decisão não trará reduções ao nível de emprego para a planta mineira.
De acordo com o presidente do STIM, João César da Silva, a empresa se predispôs a negociar com os trabalhadores e isso motivou os funcionários a voltarem às atividades. “Nós vamos ter uma rodada de negociação com representantes da Mercedes-Benz nesta quinta-feira (16). Vamos aguardar os resultados e manter assembleias diariamente. Porém, se as negociações não avançarem, nós podemos retomar o movimento”, explicou.
Segundo João César da Silva, os trabalhadores querem principalmente a garantia dos empregos. “Nossa primeira pauta é a manutenção dos funcionários. Queremos também a não terceirização das atividades. Além disso, temos intenção de delinear um acordo de tudo que será produzido e fabricado em Juiz de Fora. A empresa alegou para nós que a única decisão é sobre a produção do caminhão Accelo, que irá voltar a ser realizada em São Paulo mesmo. Ela disse que ainda não há uma decisão definitiva acerca do Actros. Queremos garantia de emprego”, finalizou.
Na tarde de sexta-feira (10), a Mercedes-Benz informou que R$ 230 milhões serão investidos para duplicar e ampliar as instalações da linha de montagem bruta e a área de pintura da unidade de Juiz de Fora, concentrando toda a produção de cabinas no município. Destacou ainda, que a partir de 2016 o caminhão leve Accelo será produzido em São Paulo, enquanto a produção do extrapesado Actros continuará em Minas Gerais.
Em nota enviada à imprensa nesta terça-feira (14), a empresa garantiu que a decisão de reorganizar as atividades nas áreas produtivas de caminhões em Juiz de Fora, a partir de 2016, não trará reduções ao nível de emprego para a planta mineira.
FONTE: G1 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA