Facchini

Foton apresenta protótipo de caminhão que será fabricado em Guaíba

A Foton Caminhões dá mais um importante passo na construção de sua unidade industrial no Estado. Na manhã desta quarta-feira apresentou o protótipo nacional do caminhão de 10 toneladas, que será o primeiro modelo a ser produzido na fábrica sediada em Guaíba a partir de 2016.
O veículo sairá da linha de produção com cerca de 70% de seu conteúdo nacionalizado, atendendo ao requisito mínimo de 65% do programa Inovar Auto, do governo federal. A apresentação ocorreu nas instalações da Transportes Gabardo, em Canoas, do empresário Sérgio Gabardo, que assumiu as atividades de recebimento e desembarque dos caminhões Foton no Porto de Rio Grande.

Projetos de fábricas de caminhões chineses no Rio Grande do Sul estão em compasso de espera
A companhia também apresentou os modelos de 15, 17 e 24 toneladas , que entrarão neste segundo semestre em processo de homologação para obter a permissão de produção no Brasil.
—Esses três modelos são os produtos iniciais para a nossa entrada no mercado de pesados e demonstram que o programa estabelecido com a Foton Beiqi tem continuidade para um portfólio maior de produtos — afirmou Mendonça de Barros.
Diretor-executivo da Foton Caminhões, Bernardo Hamacek. oficializou a inclusão de caminhões pesados e extrapesados na linha de produção no Estado. Os veículos terão capacidade entre 45 e 70 toneladas. A data de início da produção de extrapesados ainda não foi definido pela companhia.


Onde: 150 hectares de parte da antiga área reservada à Ford,em Guaíba. Serão 20 mil metros quadrados de área construída.

Quando: Empreendimento foi anunciado no Piratini em agosto de 2013. Fábrica deve ficar pronta em 2016.

Investimento: R$ 250 milhões

Produção: capacidade para fabricar 21 mil caminhões por ano. No início serãoproduzidas 5 mil unidades do tipo leve.

Emprego: 400 na Foton e mais 1,5 mil em sistemistas (fornecedores de peças)
FONTE: Zero Hora 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA