Facchini

Randon New R

Foton já vende 1º caminhão a ser feito no Brasil

A dois anos de inaugurar sua fábrica em Guaíba (RS), a Foton Aumark começa a vender por aqui caminhão de 10 toneladas desenvolvido especialmente para o mercado nacional e que será o primeiro a ganhar forma na unidade, já com índice superior a 65% de peças nacionais. 
Criado em parceria entre engenheiros chineses e brasileiros, o projeto consumiu mais de R$ 2 milhões em esforços de engenharia e homologação do produto, segundo a empresa. Já está disponível na rede de concessionárias da marca (com quase 30 lojas – leia aqui) por R$ 119.800. 
O veículo de 10 toneladas tem entre-eixos de 3360 mm, 3800 mm e 4500 mm e se enquadra na categoria VUC (veículo urbano de carga), permitida para circular em grandes metrópoles sem restrição de horários. 
É equipado com motor Cummins 3.8 de 160 cavalos e caixa manual de seis velocidades da ZF. Pode receber terceiro eixo e se transformar em um caminhão de 13 toneladas. Vem de série com ar-condicionado, vidros e travas elétricas, acelerador manual, rádio com saída auxiliar, defletor aerodinâmico no teto (que contribui para redução de consumo nos veículos equipados com baú), coluna de direção ajustável em inclinação e altura, e ajuste da posição do volante, revestido em couro. São dois anos de garantia sem limite de quilometragem para todo o veículo. 
“Nossos concorrentes utilizam câmbios de cinco marchas, e quando oferecem o de seis marchas só o trazem como opcional e consequentemente com maior preço. Com o excelente balanceamento do trem de força e considerando um uso adequado pelo condutor, o baixo consumo de combustível será um diferencial a ser observado no Foton 10-16 DT, com câmbio de seis marchas e overdrive de série”, diz Eustaquio Sirolli, gerente de desenvolvimento de produto da Foton Caminhões. O executivo destaca também o baixo peso do caminhão, de 3.200 kg, como um dos fatores a ajudar na economia de combustível. 

VENDAS 
A previsão de vendas do novo modelo é de 300 unidades até o final deste ano, 800 em 2015 e cerca de 1500 unidades em 2016, ano em que será iniciada a fabricação nacional, em Guaíba (RS). “A robustez do novo Foton 10-16 DT e sua notável qualidade, aliada ao melhor posicionamento de preço do mercado, nos permite competir diretamente com caminhões do segmento de 8 toneladas. Desta forma temos total certeza que atingiremos nosso objetivo em termos de volume de vendas e satisfação dos nossos clientes”, diz Bernardo Hamacek, CEO da Foton. 
Para o seu lançamento, a Foton diz que foram feitos estudos comparativos de marketing de produto e de mercado em relação a seus principais concorrentes. “Iniciamos nossa participação no mercado brasileiro com os modelos de 3,5 toneladas, no qual nossa competitividade é enorme em termos de capacidade de carga, qualidade e número de itens de série oferecidos. Sabemos que na concorrência esses itens costumam ser opcionais. Somamos a isso, seu preço é o mais competitivo. Estes atributos tornaram-se uma receita e se repete no novo Foton 10-16 DT, que tem capacidade para cobrir todos os produtos existentes no mercado do segmento de 8 a 11 toneladas”, completa Hamacek.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA