Facchini

Competição entre caminhoneiros é exemplo de conscientização na Semana Nacional de Trânsito

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) promove a partir desta quinta-feira (18) a Semana Nacional de Trânsito, que este ano tem como tema “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as Pessoas; Proteção e Prioridade ao Pedestre”. O setor de transporte de cargas, especialmente os caminhões, também pode contribuir com a redução dos acidentes nas estradas. Um dos exemplos é a competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), organizado pela Scania, que neste fim de semana (20 e 21) fará sua oitava etapa regional em Porto Velho (RO). 
O MMCB foi criado em 2005, e em 2014 registrou recorde de inscrições, com 65 mil participantes. A contribuição da Scania para o treinamento de caminhoneiros já chegou a mais de 100 mil profissionais. Vale a pena ressaltar que atualmente há um gargalo para a contratação de motoristas no Brasil. De acordo com entidades de classe, há mais de 130 mil vagas em aberto no País. 
O MMCB tem por objetivo avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas rodovias, valorizar o profissional e promover uma direção que alie eficiência à redução de emissão de poluentes, contribuindo para uma cadeia de transporte mais sustentável. 
“A preocupação da Scania em incentivar os motoristas a dirigir de forma defensiva nas estradas vai ao encontro dos anseios da Semana Nacional de Trânsito, que o Denatran inicia nesta quinta-feira”, afirma Rodrigo Machado, coordenador do MMCB. “Ambas as ações desejam reduzir os acidentes e tornar o trânsito mais humanizado. Um caminhoneiro valorizado e capacitado reduz em até 47% os acidentes nas estradas, segundo a Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte)”. 
A oitava etapa do MMCB será realizada na cidade de Porto Velho (RO), na concessionária Rovema, localizada na Rodovia 364, km 1, Bairro Lagoa. Serão dois dias de provas teóricas e práticas. O campeão de cada dia está automaticamente classificado para a grande final nacional, que ocorrerá no período de 4 a 7 de dezembro, em São Paulo. 
Os condutores serão avaliados em quesitos como direção defensiva, direção econômica, leis e regulamentação de trânsito, habilidades ao volante, manobra, itens de segurança e checagem do caminhão. Outra novidade na edição deste ano é a premiação para o motorista mais jovem, de até 35 anos, com melhor pontuação entre os concorrentes. Dois deles serão premiados, um no sábado e outro no domingo. O objetivo é reconhecer o desempenho de jovens condutores participantes do MMCB e incentivar o ingresso na profissão.  
Além das atividades para os competidores, serão realizadas ações para toda a família nos estandes dos patrocinadores. Exames de saúde, recreação para as crianças, arrecadação de alimentos, atendimento de saúde, teatro educativo, entre outras ações, farão parte da programação para o público nos dias de competição. 
As próximas etapas serão em: Uberlândia, MG (27 e 28 de setembro); Feira de Santana, BA (11  e 12 de outubro); Jaboatão dos Guararapes, PE (18 e 19 de outubro); Marituba, PA (1º e 2 de novembro); Contagem, MG (8 e 9 de novembro), e Rio de Janeiro (15 e 16 de novembro). 
As outras cidades que já receberam o evento foram: Sumaré, SP (2 e 3 de agosto), Guarulhos, SP (9 e 10 de agosto), São José dos Pinhais, PR  (16 e 17 de agosto), Eldorado do Sul, RS (23 e 24 de agosto), Lajeado, RS (30 e 31 de agosto), Dourados, MS (6 e 7 de setembro), Sinop, MT (13 e 14 de setembro). 

Regulamento
A competição 2014 foi dividida em quatro fases. Na inscrição, o participante já foi testado e só passou para a segunda etapa caso tenha sido aprovado no questionário obrigatório do cadastro. O segundo passo foi uma prova teórica online; a terceira é a atual com as provas práticas das 28 finais regionais, e a grande decisão ocorrerá em dezembro, em São Paulo.
As finais regionais começaram em 2 de agosto e vão até 16 de novembro, em 14 cidades diferentes e nos fins de semana, com uma prova por dia (sábado e domingo) e um total de 28 motoristas finalistas. 

Premiação
Todos os inscritos na competição ganharão um curso online com o tema “Atendimento Eficaz”, totalmente gratuito. Aqueles que passarem pela prova teórica online, segunda fase, ganharão o curso Série de Logística – Conceitos e Aplicações, do Sest-Senat. Todos os 28 campeões regionais ainda recebem o curso de Treinamento de Motoristas Scania “Master Driver”, de 40 horas. 
Na grande final, o vencedor da competição receberá um pacote de prêmios no valor de R$ 40 mil distribuídos em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Além disso, ele ganhará uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia, um jogo de seis pneus da Bridgestone e um curso de 40 horas do Sest-Senat.
O segundo e o terceiro colocados ganham uma série de prêmios, entre eles uma viagem com acompanhante para um resort no Brasil, um jogo de seis pneus da Bridgestone, kits promocionais e um curso de 40 horas do Sest-Senat. 
A quinta edição da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil conta com o patrocínio do Scania Banco, Bridgestone/Bandag, Shell Brasil, Noma do Brasil e Rede Graal.
FONTE: Assessoria de Imprensa Scania 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA