Facchini

Randon New R

Campo Grande define mais dois campeões regionais do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil

A competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), organizada pela Scania, consagrou mais dois campeões regionais, durante a sexta etapa, realizada no último fim de semana em Campo Grande (MS). João Henrique de Oliveira, de 30 anos, natural de Mato Grosso do Sul, foi o grande vencedor da rodada de sábado (07). Ediomar Consolin, de 50 anos, de Quatiguá (PR), ficou com o primeiro lugar nas provas de domingo. A sexta etapa contou com 79 motoristas, aprovados nas duas fases pré-classificatórias.
João Henrique de Oliveira é solteiro e motorista há 11 anos. O condutor, que transporta combustível por São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, dirige um Scania R 420 e foi o primeiro finalista do Estado. “Desde pequeno meu pai me incentivou e ajudou a aprender a dirigir. Toda a base que tenho hoje foi ele que me ensinou. Comecei como motorista de carro e depois fui gradativamente mudando de categoria. Sempre fui muito dedicado, com vontade de aprender e focado nos ensinamentos do dia a dia. Procuro também sempre respeitar todos os motoristas”, diz. “Agora, quero realizar o sonho de ter o meu próprio Scania, continuar com essa dedicação e levar minha família para São Paulo.”
Ediomar Consolin é casado, pai de uma filha, caminhoneiro há 27 anos e transporta grãos entre o Paraná e Goiás. “Tenho alguns sonhos, como ver a profissão de motorista ser valorizada e reconhecida, ter fretes justos e segurança econômica para renovar ou comprar seu caminhão. O MMCB é um passo importante para isso”, afirma. O condutor agora vai para a final, com a expectativa de fazer o melhor. “Fiquei surpreso com a vitória. Quando não me chamaram entre o sexto e quarto lugar, fiquei chateado e perdi a esperança. Enfrentei 720 quilômetros para competir. Quando chamaram meu nome no pódio, tive certeza de que fui recompensado.”
A Casa Scania P.B. Lops organizou o evento e recebeu familiares, amigos dos participantes, diretores da Scania e da concessionária, além de clientes. As provas (divididas em manobra, percurso, check-list e teórica) foram organizadas no sábado e no domingo. Durante o evento, a Caravana Scania do MMCB contou com serviços de apoio aos competidores e demais presentes. Diversão para as crianças, ações com os patrocinadores, exames de saúde e gincanas estavam entre as atividades oferecidas.
Foram arrecadados 5.500 kg de alimentos, um recorde no MMCB. Os alimentos foram doados a quatro instituições de caridade: Sociedade Juliano F. Varela, Associação de Apoio às Crianças com Câncer (A.A.C.C.), Cotolengo e Escolinha Filhos da Misericórdia. “Foi uma etapa bastante competitiva, organizada e divertida. Encerramos a etapa de Campo Grande com o sentimento de missão cumprida. Agora vamos para a cidade de Sinop (MT). Só temos de agradecer a todos os participantes dessa etapa e colaboradores da P.B. Lopes pelo trabalho”, afirma Rodrigo Machado, coordenador do MMCB 2014 e da etapa de Campo Grande.

Etapas regionais
Oliveira e Consolin aguardarão os outros concorrentes que serão selecionados nas próximas rodadas. A cidade mato-grossense de Sinop sediará a sétima etapa regional neste fim de semana (13 e 14 de setembro), que elegerá mais dois campeões regionais.
Pelo regulamento, as etapas são sempre realizadas nos fins de semana, totalizando 14 fases regionais, 28 rodadas com 28 finalistas. Em todo o Brasil, a Scania já superou o recorde de 47 mil inscrições de 2012, ultrapassando na edição de 2014 os 50 mil inscritos.
As próximas etapas serão em: Sinop, MT (13 e 14 de setembro); Porto Velho, RO (20 e 21 de setembro); Uberlândia, MG (27 e 28 de setembro); Feira de Santana, BA (11 e 12 de outubro); Jaboatão dos Guararapes, PE (18 e 19 de outubro); Marituba, PA (1º e 2 de novembro); Contagem, MG (8 e 9 de novembro), e Rio de Janeiro (15 e 16 de novembro).

Premiação
O MMCB tem por objetivo avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas rodovias, valorizar o profissional e promover uma direção que alie eficiência a redução de emissão de poluentes. Neste ano, a prova também elegerá o motorista mais jovem a obter a melhor pontuação nas etapas regionais.
Todos os inscritos na competição ganharão um curso online com o tema “Atendimento Eficaz”, totalmente gratuito. Aqueles que passarem pela prova teórica online, segunda fase, ganharão o curso Série de Logística – Conceitos e Aplicações, do Sest-Senat. Todos os 28 campeões regionais ainda recebem o curso de Treinamento de Motoristas Scania “Master Driver”, de 40 horas.
Na grande final, o vencedor da competição receberá um pacote de prêmios no valor de R$ 40 mil distribuídos em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Além disso, ganhará uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia, um jogo de seis pneus da Bridgestone e um curso de 40 horas do Sest-Senat. O segundo e o terceiro colocado ganham uma série de prêmios, entre eles uma viagem com acompanhante para um resort no Brasil, um jogo de seis pneus da Bridgestone, kits promocionais e um curso de 40 horas do Sest-Senat.
A quinta edição da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil conta com o patrocínio do Scania Banco, Bridgestone/Bandag, Shell Brasil, Noma do Brasil e Rede Graal.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA