Facchini

Randon New R

Scania participa de debate sobre mobilidade urbana no Peru

A Scania, um das principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais marítimas, participa nos dias 6 e 7 de agosto, do 4º Congresso de Melhores Práticas SIBRT, em Lima, no Peru.  O tema central desta edição do evento é a mobilidade urbana como um direito social.
“Em grandes centros urbanos, o trânsito afeta a qualidade de vida das pessoas bem como a qualidade do ar. Sem um sistema de transporte acessível corremos o risco de ter impacto direto em atividades econômicas”, afirma Marcelo Montanha de Oliveira, gerente de ônibus da Scania Latin America.  “Nossa missão não se resume somente a aliviar o trânsito, mas entregar benefícios ambientais, econômicos e sociais da mobilidade.”, completa.
Para atender às necessidades de mobilidade urbana, a Scania dispõe de uma linha de chassis com soluções completas de produtos e serviços que oferece economia de combustível, robustez e baixo índice de manutenção. “É o caso do BRT (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus), um sistema de transporte de grande capacidade e alta qualidade, é capaz de atender os usuários com rapidez e conforto.“
Os ônibus são a solução mais rápida e flexível para o transporte público em larga escala, contribuindo para reduzir a quantidade de carros no trânsito e trazendo ganhos ambientais consistentes, como a redução de emissão de CO2 e de substâncias prejudiciais à saúde.  “Os modelos de chassis para ônibus da Scania podem ser especificados para atender aos mais diversos tipos de demanda de transporte público, e podem ser desenhados em cooperação com operadores e gestores. A Scania participa dessa discussão proposta pelo SIBRT por acreditar que apesar dos avanços no assunto, existe um grande potencial para a mobilidade urbana na América Latina”, diz Silvio Munhoz, diretor de Ônibus Urbanos para as Américas.
No segundo dia de evento, 7 de agosto, a Scania vai participar de dois painéis. Silvio Munhoz será responsável pelo tema “Inovações em sistemas de transporte público com ônibus urbanos”, e Juan Carlos Ocampo, diretor de Serviços da Scania Peru, abordará “Dicas de financiamento para a modernização do transporte público urbano”.  Ambos os painéis serão realizados entre 12h30 e 14h30, cada um com duração de 15 minutos. 
Histórico na América Latina
A Scania destaca dois cases de sucesso de sua atuação como fornecedora de soluções de transporte público na América Latina.
- Fornecedora exclusiva de nova linha de BRT no México
O sistema de BRT do México, Mexibús, escolheu a Scania para fornecer todos os ônibus do novo trajeto da Linha 2, com inauguração prevista para setembro deste ano. Serão ao todo 62 ônibus – 52 articulados de 18,15 metros K360 IA6x2/2 Euro 5, e 10 de 15 metros K310 IB 6x2*4 Euro 5 –, todos com carroceria aerodinâmica Neobus Mega BRT. Eles percorrerão o corredor de 21,3 quilômetros, com 42 estações intermediárias e duas de transferência modal. Com o início da operação dessas unidades, a Scania estará presente em mais um corredor BRT no México. A empresa sueca conta, ainda, com veículos circulando no sistema Optibús, em León (Guanajuato), e no Metrobús, da Cidade de México.
- Venda de 269 ônibus urbanos para o sistema Transmilênio, de Bogotá
A maior venda de ônibus urbanos com pacote de manutenção da Scania na América Latina foi concluída no fim de 2013, na Colômbia. O consórcio Tranzit SAS, operador do Sistema Integrado de Transporte Público (SITP), parte do Transmilênio, comprou 269 ônibus urbanos Scania modelo K250 IB 4x2. O cliente também adquiriu todo o plano de manutenção dos veículos pelo período de 12 anos, um recorde para esse tipo de contrato. Os modelos da linha K serão encarroçados pela Busscar Colômbia e Superpolo, empresas locais, cada qual responsável por 50% da frota. Atualmente, cerca de 230 ônibus Scania circulam no sistema Transmilênio, em Bogotá. Com o novo lote de veículos sob a gestão do consórcio Tranzit SAS, serão praticamente 500 veículos da marca em operação na capital colombiana até 2016.
- Venda de 38 chassis de ônibus para BRT de Belo Horizonte (Move)
Os modelos articulados Scania K 310 6x2/2 serão utilizados por quatro operadoras: Transportes Milênio, Transportes São Dimas, Turilessa e Bettania Ônibus. Cada articulado tem capacidade para transportar 127 passageiros. A totalidade dos modelos deve entrar em operação no segundo trimestre deste ano. O negócio foi realizado pela Casa Scania Itaipu.
Quando estiver com sua infraestrutura 100% concluída e a frota de veículos completa, o Move vai transportar perto de 700 mil passageiros por dia. Os 38 articulados são equipados com freios ABS, sistema EBS, controle de tração, sistema de "ajoelhamento”, caixa de câmbio automática ZF Ecolife de 6 marchas e freio auxiliar incorporado.
- Ônibus para melhorar mobilidade urbana do Rio de Janeiro
Desde dezembro do ano passado já faz parte do sistema BRS (Bus Rapid Service – faixas exclusivas para circulação de veículos) do Rio de Janeiro, 176 ônibus fornecidos pela fabricante Scania. O objetivo dessa iniciativa é atribuir para dar mais qualidade à mobilidade urbana do Rio.
Atualmente o estado possui três linhas de transporte rápido em circulação na zona sul da cidade, que garantem a economia de até 40% no tempo dos trajetos. Após a implantação, a velocidade média nos deslocamentos da região subiu de 13 km/h para 24 km/h. As unidades que serão incorporadas ao BRS são do modelo K 230 4X2, com 12,5 metros de comprimento e piso baixo para facilitar a entrada e saída dos usuários. O veículo possui 35 assentos, espaço dedicado para transporte de cadeirantes, e tem capacidade para 47 passageiros em pé.
Alguns dos benefícios da gama de produtos Scania:
- Especificações dos veículos adaptadas às rotas e condições locais, com seleção de componentes do grupo motopropulsor que maximizam o uso de combustível;
- Uso de combustíveis renováveis: ônibus urbanos movidos a etanol, motores a diesel e até 100% de biodiesel por cerca de 20 anos e motores a gás, opcionalmente alimentados a biogás, oferecidos pela Scania desde o início da década de 1990;
- Formação/treinamento de motoristas, o que reduz em pelo menos 10% o consumo de combustível, aumentando a segurança dos passageiros e diminuindo o desgaste do equipamento;
- Estudos inteligentes para estabelecer rotas e dimensionamento da frota de veículos para otimizar o nível de serviço;
- Manutenção sob medida nas instalações do cliente para manter a frota circulando em melhores condições para eficiência duradoura.

SERVIÇO
Evento: 4º Congresso de Melhores Práticas SIBRT
Dia: 6 a 8 de agosto
Local: Sheraton Lima Hotel, Lima no Peru
FONTE: Assessoria de Imprensa Scania 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA