Facchini

Melhor Motorista de Caminhão do Brasil tem mais dois campeões regionais

A competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, organizada pela Scania, consagrou mais dois campeões regionais. Eles foram os vencedores da segunda etapa regional realizada no último fim de semana, em Guarulhos (SP). A rodada contou com 100 motoristas aprovados nas duas fases pré-classificatórias. No sábado, 9, Luiz Artur Barizon Sobrinho, de 41 anos, de Barueri (SP), foi o grande vencedor da etapa. No domingo, 10, Anderson Tadeu Mattesco, 49 anos, de São Bernardo do Campo (SP), ficou com o primeiro lugar nas provas.
Luiz Sobrinho, casado e pai de uma filha, ficou desempregado às vésperas do evento. O motorista que era responsável pelo transporte de polietileno em um Scania P 360, é caminhoneiro há oito anos e encheu de orgulho a cidade de Barueri (SP) ao subir no alto do pódio. “Fiquei muito chateado quando soube da demissão nas vésperas da etapa. Isso me deixou um pouco abalado, mesmo assim, deixei o problema de lado e resolvi me dedicar 100% a competição. O apoio da família e da minha esposa foi fundamental. Troquei dicas com os outros motoristas do meu grupo e nas provas no dia, procurei manter a calma, fazer a prova de manobra com cautela e prudência e entreguei na mão de Deus. Agora, vou batalhar para conseguir um emprego e comprar meu caminhão, de preferência um R 620 V8. Depois que dirigi um na prova de percurso, me apaixonei”.
O segundo vencedor da etapa, o motorista Anderson Mattesco, 49 anos, é caminhoneiro há 20 anos e transporta contêineres do porto de Santos para o interior de São Paulo. “Sempre fui muito determinado e persistente. Quando participei da edição em 2012, fui mau na prova da manobra. Aprendi com os erros e todo dia, até a etapa regional, sonhava em realizar uma ótima prova e me tornar campeão regional”, afirma. O condutor agora vai para a final e quer conquistar o troféu de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil. “Meu grande sonho é ser campeão da competição. Dei o primeiro passo. Agora é continuar praticando e mantendo a calma.”
A Casa Scania Codema organizou o evento e recebeu familiares, amigos dos participantes, diretores da Scania e da concessionária, e clientes. As provas (divididas em manobra, percurso, check-list e teórica) foram organizadas no sábado e no domingo.Durante o evento, a Caravana Scania do MMCB contou com serviços de apoio aos competidores e demais presentes. Diversão para as crianças, ações com os patrocinadores, exames de saúde e gincanas estavam entre as atividades oferecidas.
Foram arrecadados 507 kg de alimentos, doados ao Grupo de Apoio ao Câncer aos Portadores de Câncer de Guarulhos. “Foi uma etapa bastante competitiva, organizada e divertida. Tivemos o Dia dos Pais no domingo e muitos motoristas trouxeram os filhos e as esposas para passar o dia com a gente e aproveitar”, afirma Calil Simões, coordenador da etapa de Guarulhos do MMCB 2014.
  
Etapas regionais
Sobrinho e Mattesco aguardarão os outros concorrentes que serão selecionados nas próximas rodadas. São José dos Pinhais (PR) sediará a próxima etapa regional neste fim de semana, 16 e 17 de agosto, que elegerá nos dois dias de evento mais dois campeões regionais.
Pelo regulamento, as etapas são sempre realizadas aos finais de semana, totalizando 14 fases regionais, 28 rodadas com 28 finalistas regionais. Em todo o Brasil, a Scania já superou o recorde de 47 mil inscrições, atingido em 2012, ultrapassando os 50 mil inscritos.
As próximas etapas serão em: São José dos Pinhais, PR  (16 e 17 de agosto); Eldorado do Sul, RS (23 e 24 de agosto); Lajeado, RS (30 e 31 de agosto); Campo Grande, MS (6 e 7 de setembro); Sinop, MT (13 e 14 de setembro); Porto Velho, RO (20 e 21 de setembro); Uberlândia, MG (27 e 28 de setembro); Feira de Santana, BA (11  e 12 de outubro); Jaboatão dos Guararapes, PE (18 e 19 de outubro); Marituba, PA (1º e 2 de novembro); Contagem, MG (8 e 9 de novembro), e Rio de Janeiro (15 e 16 de novembro).

Premiação
O MMCB tem por objetivo avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas rodovias, valorizar o profissional e promover uma direção que alie eficiência a redução de emissão de poluentes. Neste ano, a prova também elegerá o motorista mais jovem a obter a melhor pontuação nas etapas regionais.
Todos os inscritos na competição ganharão um curso online com o tema “Atendimento Eficaz”, totalmente gratuito. Aqueles que passarem pela prova teórica online, segunda fase, ganharão o curso Série de Logística – Conceitos e Aplicações, do Sest-Senat. Todos os 28 campeões regionais ainda recebem o curso de Treinamento de Motoristas Scania “Master Driver”, de 40 horas.
Na grande final, o vencedor da competição receberá um pacote de prêmios no valor de R$ 40 mil distribuídos em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Além disso, ele ganhará uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia, um jogo de seis pneus da Bridgestone e um curso de 40 horas do Sest-Senat. O segundo e o terceiro colocados ganham uma série de prêmios, entre eles uma viagem com acompanhante para um resort no Brasil, um jogo de seis pneus da Bridgestone, kits promocionais e um curso de 40 horas do Sest-Senat.
A quinta edição da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil conta com o patrocínio do Scania Banco, Bridgestone/Bandag, Shell Brasil, Noma do Brasil e Rede Graal.
FONTE: Assessoria de Imprensa Scania 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA