Facchini

Randon New R

Dia do Motorista: Melhor Motorista de Caminhão do Brasil comemora data com a marca de 100 mil profissionais treinados

A competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, organizada pela Scania, celebra nesta sexta-feira o Dia do Motorista, profissional que conduz os quase 2 milhões de veículos transportadores de cargas em constante movimento pelas estradas brasileiras.
Num setor onde o motorista tem papel fundamental, condutores capacitados, valorizados e treinados contribuem para um trânsito mais seguro, com menos acidentes e até menos nocivo ao meio ambiente. Estatísticas levantadas pela Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte) mostram que motoristas treinados reduzem em até 47% os acidentes nas estradas, aumentam em 15% a economia de combustível e em até 10% a vida útil dos pneus.
“O MMCB é referência em valorização e capacitação desses profissionais que ganham uma nova perspectiva de vida e de carreira após participarem da competição”, afirma Rodrigo Machado, coordenador do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil.
O baiano Fernando Pitanga, 45 anos, vencedor da competição em 2010, estava desempregado quando decidiu participar e arriscar. “Não tinha dinheiro nem para a passagem da etapa final em São Paulo. Hoje, depois de muita persistência, dedicação e treinamento, tenho dois caminhões Scania e consegui dar mais conforto para a minha família”, afirma o condutor.
Existem hoje, segundo a Fabet, mais de 130 mil vagas abertas para condutores no Brasil. Alguns dos principais agentes que podem contribuir para a redução desse gargalo logístico são o treinamento e a valorização do motorista.
Esse é um dos principais objetivos do MMCB, que já treinou, através de provas teóricas, práticas, cursos online de logística, atendimento eficaz e palestras de direção defensiva mais de 105.000 motoristas durante os nove anos da competição no País.
A edição de 2014 do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil espera alcançar a marca de 50.000 inscritos e contará com 14 etapas regionais, duas a mais se comparada a edição anterior. A grande final acontecerá no dia 7 de dezembro, em São Paulo, onde os 28 melhores motoristas do Brasil realizarão provas teóricas e práticas para definir o grande campeão.
FONTE: Assessoria de Imprensa Scania 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA