Facchini

Vendas permanecem fracas na primeira metade de julho

As vendas de veículos continuaram em ritmo lento no início de julho. Foram licenciados 128,5 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus na primeira quinzena, com queda de 16,7% sobre a primeira metade de junho, segundo informou uma fonte com acesso aos dados de emplacamentos do Renavam.
No acumulado do ano o mercado soma 1,79 milhão de unidades, volume 8,3% inferior ao negociado no mesmo intervalo do ano passado. O início de julho foi afetado pela Copa do Mundo, com jogos do Brasil em dois dias úteis. Em São Paulo, maior mercado do País, houve ainda o feriado da Revolução Constitucionalista, no dia 9. 
Apesar do resultado fraco do início do mês, há ainda expectativa de que as vendas de veículos cresçam no segundo semestre na comparação com a primeira metade do ano. A Anfavea estima que a variação será positiva em 14,3%, com 1,9 milhão de emplacamentos entre julho e dezembro considerando as vendas de leves e de pesados. 
A segunda metade de 2014 terá número maior de dias úteis, com diferença de pelo menos 8. Além disso, este período é tradicionalmente mais aquecido. Desde 2000, desconsiderando apenas os atípicos anos de 2001 e 2008, julho a dezembro teve, em média, vendas 15% superiores ao registrado na primeira metade do ano. Diante disso, o resultado de 2014 deve convergir para as 3,56 milhões de unidades projetadas pela Anfavea, com baixa de 5,4% sobre 2013.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA