Facchini

Scania apoia rede logística sustentável com participação de transportadoras, embarcadores e associações de classe

A competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, que inicia as inscrições para sua quinta edição nesta sexta-feira (4 de abril), vem contando cada vez mais com o apoio de grandes operadores logísticos, transportadoras de altas quantidades de carga, entidades de classe privadas e públicas e, especialmente na edição 2014, dos embarcadores, ou seja, dos clientes dos clientes da Scania.
“O ciclo do transporte se tornará 100% sustentável, menos poluente e mais econômico quando todos os protagonistas implementarem ações para preservar o meio ambiente. Esse é um dos temas centrais do MMCB”, explica Eronildo Santos, diretor de Vendas de Veículos da Scania no Brasil. “Na outra ponta dos negócios está o motorista, que precisa ser valorizado e incentivado a receber treinamentos constantes. Além de economizar combustível e assim reduzir as emissões, ele vai tornar as estradas mais seguras e diminuir os acidentes. Tudo se encaixa e cria uma cadeia logística virtuosa. A Scania vem levantando essa bandeira com a competição desde 2005”.
Na última edição do MMCB, em 2012, a Scania pôs como meta atingir 30 mil inscrições. Para conquistar o objetivo, pela primeira vez a empresa atuou em parceria com operadores logísticos, como Coopercarga, JSL e TNT, e outras transportadoras de grande porte para incentivar seus motoristas a ingressar na competição – o que foi um avanço para o setor de transportes. A marca também iniciou um processo de aproximação com os embarcadores, que são os clientes dos clientes da Scania, ou seja, os transportadores. 
“A estratégia foi acertada e superamos nossa projeção, ao chegar a 47 mil inscrições. Para 2014, estamos aumentando essas parcerias e pretendemos pôr em prática novas ações”, revela Santos. “Um dos primeiros sinais é a chegada de mais marcas de peso como Pepsico, Natura, C&A, Danone, BRF e Cargill, os novos apoiadores da competição ao lado da Vale, uma das primeiras a apostar na ação. São embarcadores que provam ter uma visão de futuro e enxergam que a falta de motoristas no Brasil é um gargalo que já está fazendo minguar oportunidades de negócios para diversos setores”.
As operadoras logísticas e demais transportadoras parceiras desenvolverão, novamente, diversas ações para incentivar seus colaboradores a se inscrever na competição. As áreas de comunicação interna e de RH são as responsáveis por envolver as respectivas matrizes e filiais de todo o País. 
Os embarcadores que apoiam o MMCB 2014 vão comprovar a seus clientes a importância de estimular a participação na competição e a valorização dos motoristas através de suas áreas logísticas. “A Cargill reconhece a importância dos motoristas para a empresa. Eles ligam o campo à casa do consumidor, transportando todas as matérias-primas utilizadas em nossa produção”, afirma Rogério Rangel, diretor da área agrícola do Negócio de Atomatados da Cargill.
A quinta edição da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil conta com o patrocínio do Scania Banco, Bridgestone/Bandag, Shell Brasil, Noma do Brasil e Rede Graal.
FONTE: Assessoria de Imprensa Scania 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA