A Resolução 479 na prática

No dia 26 de março o Contran publicou no Diário Oficial da União a resolução 479, regulamentando assim qualquer tipo de alteração feita na suspensão traseira de caminhões e proibindo alterações na suspensão dianteira. Clique aqui e acesse a matéria do Blog Caminhões e Carretas sobre a resolução.
Após a publicação da resolução ser noticiada pela mídia, uma grande polêmica teve início, principalmente nas redes sociais, onde ouve divulgação de informações erradas e muitas dúvidas sobre o que realmente a nova resolução dizia, para esclarecer as dúvidas uma nova matéria foi publicada aqui no Blog Caminhões e Carretas.
Passado 20 dias desde a publicação da nova resolução, as dúvidas foram sendo esclarecidas, mas até então não havia aparecido nenhum exemplo da da nova resolução sendo colocada em prática. E a pergunta que muitos faziam era: Será que o caminhão não ficará tão alto? 
No último final de semana encontramos na internet fotos do primeiro caminhão com suspensão alterada respeitando a nova legislação, ou seja, o caminhão teve o chassi inclinado para cima em 2 graus em relação ao solo, lembrando que os 2 graus representam 3,5 centímetros por metro. O resultado está nas imagens abaixo:
É possível perceber pelas imagens que as alterações agora permitidas por lei não são exageradas como estava se tornando comum entre muitos caminhoneiros, mas também não é tão imperceptível. A altura da carroceria até o solo ficou em torno de 1,80 metros, o parachoque a uma altura máxima de 40 centímetros em relação ao solo como é exigido por lei e as lanternas traseiras a 1,20 metros do solo. Lembrando que o caminhão acima está legalizado e a alteração consta no documento.
Vale ressaltar que a alteração só será legalizada e constará no documento após o veículo passar por inspeção onde será verificada se a inclinação de 2 graus está sendo respeitadas e a altura das lanternas e do parachoque está dentro do limite permitido. 
E para finalizar uma pergunta para vocês: O que acharam do caminhão arqueado dentro da lei? 
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

54 comentários:

  1. Esse bando de ladrão num tem nada a fazer pelo Brasil ....num hospital a fazer nã esta precisando de escolas ...arrumar as estradas.... Agora fica atrás de altura de caminhão bando de FDP
    Bando de corno .....

    ResponderExcluir
  2. Uai esse ai ta com a trazeira arribada?
    N deu pra ver n acho ki esse saiu foi de fabrica assim n
    Uma bosta so meio de tirar dinheiro de nos tnc!!!!

    ResponderExcluir
  3. Caminhoneiros Sem Noção!!! Vão respeitar todos os usuários das rodovias brasileiras primeiro, ao invés de fazerem manobras perigosas e postar na Internet, ou ficar modificando as configurações originais de um veiculo que somente tem uma destinação... O transporte de cargas com o máximo de segurança possível!! Caminhão é uma ferramenta e como tal tem de ser tratada... Por isto enfeitar ou Mudar configuração tem de ser punido!!! Eu não contrato nem deixo carga ser despachada por caminhão mexido!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha ai anonimo , bota a cara , deixa de ser covarde . fala mal mas nao tem coragem de aparecer ,

      Excluir
    2. O Brasil e grande não precisamo da sua carga não estamos passando fome....pode fica com a sua carga e leva na costa

      Excluir
    3. coloca a carga no teu veiculo de passeio seu babaca

      Excluir
    4. carrega nas costas entao

      Excluir
    5. Cada um faz o q quiser com seu carqueiro

      Excluir
    6. E os que rebaixam os carros turbinam ele enche a cara de cachaça batem racha e a porra toda esses pode né ?
      SABE DE NADA INOCENTE !!!!

      VAI SE F........

      Excluir
    7. Que carga esse dai com certeza é um morto de fome, que nem sabe o que diz cobertas velha, colchão cheio de acaro e estante caindo aos pedaços ñ é carga ñ, vc com certeza está mais fudido do que qualquer caminhoneiro.

      Excluir
    8. só pq vc não gosta de caminhão arqueado e de quebra asa fica falando bosta
      deixa os vei o caminhão é ele a vida é dele então porque vc não cuida da sua deixa eles fazer oq eles querem quem vai pagar é eles não é vc
      e se vc não contrata caminhão modificado tem varias outras transportadoras ai

      Excluir
    9. este e um corno que atrapalha o transito com o carro dele vai dormi corno

      Excluir
    10. Isso e porque eles não sai pra estrada e só fica andando de carro de luxo ou voando,por isso faz isto. E realmente o mundo e muito grande, então cara não vai faltar carga pros qualificados, kkkk

      Excluir
    11. Vai tomar no seu cu filho de rapariga mizera

      Excluir
    12. Parabens pela suas colocações concordo com vc em partes no caso enfeitar eu acho bonito tipo colocar uma badana, sinaleiras, roda.... mais arquear caminhão, quebra de asa acho isso um crime, homens barbado que deixa piazada induzir a manobras perigosas esses sim nem motorista é isso eu repudio...

      Excluir
    13. Esse anónimo ai deve ser viado tbm bota tua carga no teu rabo ow fresco isso se ele tiver algo mesmo um bosta desse

      Excluir
    14. Aí mano não é pq uns fazem quebra de asa que vc tem que achar que todos fazem ta ligado e arquear a traseira do caminhão é opcional e ninguém tá dependendo de seu dinheiro pra fazer modificações no caminhão de cada um, e além dos fatos se não gostou compra um e deixa original, e já que vc não gosta deixe o gosto de cada um mano

      Excluir
    15. Anonimo cu de cahorro kkkkkk

      Excluir
    16. Por outro lado migao
      Os qualificado conseguem carga muito mais fácil
      Pois o caminhão está sempre em ótimo estado
      Pq o motora é zeloso
      Qualificar o cargueiro é um modo de tirar um pouco o estresse da rotina
      Faz agente ter um motivo para trabalhar e levar até o papel higiênico que vc tá limpando sua bunda

      Excluir
  4. continua colocando a vida dos outros em risco em caso de acidente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q acidente animal desinformado fica mais seguro erguido .burro vai te atualiza o retardado . O caminhao erguido fica mais firme nas curvas isso conprovados ja pelis orgao de fiscalizacao e engenheiro . Ta o iguinorante

      Excluir
  5. Sou leigo e admirador de caminhões, mas me respondam uma dúvida: pra que serve essa alteração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do mesmo jeito que pegar um carro e rebaixar e colocar um aro 20

      Excluir
  6. Caminhao foi feito pra trabalhar.. Quer andar com o cú arrastando ande com carro rebaixado, caminhao é pra trabalho, carrega carga e põe a vida dos outros em risco com essas viadagem por causa dum bando de burro desse. eu tenho um cargo e acho a maior boiolisse isso. Bando de desocupado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seu idiota, quem esta falando de rebaixar caminhão ? estamos falando de levantar a traseira. Caminhão baixo ou alto vai por em risco quem seja, e nao é só caminhão, ônibus, carro, motos, etc, Vc deve ser mais uns desses boiolas em patio de posto.
      Fala como homem, diga sua opinião, se tem só merda p falar enfinha essa opinião no seu cú.

      Excluir
  7. agora sim acho q ta bom! o pessoal ja estava exagerando! a traseira muito alta joga o peso da carga pra dianteira em caso de frenagem forte, e ai ja viu a merda neh? eu mesmo presenciei um caminhão q estava muito arqueado q o motorista precisou freiar forte e a carga foi toda para cima da cabine, mesmo q falem q não precisa ser arqueado para isso, pensem só no desgaste desnecessario de freios!!!

    ResponderExcluir
  8. Desculpa aos revoltado mas isso é para a segurança nas vias e não para implicar com o caminhoneiro....

    ResponderExcluir
  9. Q porra de segurança na via, bate atrás de um caminhao com a traseira original p ve se vc nao vai morrer tb. Tudu bem q alguns exageram, mas nao tem nada disso bateu atras ta errado!!!

    ResponderExcluir
  10. agora posso levantar o meu grasas a deus vai ser essa semana valeu

    ResponderExcluir
  11. levantamos num é por necessidade não,isso é estilo cada um tem o seu,o meu é esse ache ruim quem quiser, vai ser assim,quem estiver preocupado num freie atras não é bata pra ver uma coisa!
    temos o direitos de deixar nossos caminhoes como queremos ele é meu e outra passo maior parte do tempo de minha vida dentro dele abastecendo essa bosta de Brasil que so quem tem vez é bandido!

    ResponderExcluir
  12. NESSE PAÍS DE LEIS SUJAS, TODOS SOMOS BANDIDOS

    ResponderExcluir
  13. Ola pessoal não sou engenheiro , mas e fácil perceber que ao erguer o chassi de um caminhao estaremos elevando o centro de gravidade e o resultado na pratica sera uma carga
    que em movimento ema curva sofrera maior força centrifuga , o resultado sera sempre maior tendência de o veiculo e a carga se jogarem para fora da curva. por tanto não vejo vantagem em erguer o chassi de um caminhao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito pelo contrário amigo, testes já foram feitos o caminhão arqueado tem muito mais estabilidade em uma curva, ao contrário de um não arqueado.. no teste os dois caminhões com o mesmo peso e mesma velocidade o caminhão comum tombou em uma curva fechada ao contrário do arqueado que conseguiu fazer a curva sem problemas. Além de deixar o caminhão mais bonito também deixa mais seguro em curvas, mesmo assim existe essa palhaçada de proibição.

      Excluir
    2. Que ignorante...desde qdo o centro de gravidade elevado ajuda...se fosse melhor já vinha de fábrica assim...ou os engenheiros que estudaram anos e anos pra desenvolver um veículo seguro estão errados e esses motoristas semi-analfabetos que mal terminaram o primario estão certos...kkk tenha dó...ñ sabem nem escrever corretamente...é só ler as mensagens anteriores...querem entender de engenharia...graças a Deus os técnicos de seguranças das industrias estão negando liberação de carregamento para essas aberrações que logo quase não terão oque carregar...

      Excluir
    3. Vc testou na suas contas de engenharia aí migao
      Deixa nois que testa na prática
      Sabemos bem como é

      Excluir
    4. Engenheiros não dirigem caminhão kkkkkkkkkkkkk
      Sabem dirigir canetas não de paupites em caminhão
      Vc sabia que um caminhão sai de fábrica e existem milhões de modificações que temos que fazer para pode trabalhar
      Pra vcs ver como engenheiro sabe de tudo kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  14. o caminhao é meu ja pago imposto pra crl praaa manda no stilo do meu caminhaaao afee que babaquice

    ResponderExcluir
  15. Lucas , o seu caminhão e seu e ele e' adulterado e põe em risco você e quem mais passar por perto, as leis no Brasil estão mudando para melhor e em breve todos vocês que levantam a traseira e rebaixam a frente do caminhão sem ter a menor ideia do que isso significa. vao ter que converter o Caminhão para as medidas originais de fabrica .

    ResponderExcluir
  16. Olha pessoal,esse negócio de quem bate atráz ta errado, depende da situação,se o que estiver na frente possui alterações não regulamentadas pela lei é o errado e não o que bateu.

    ResponderExcluir
  17. o poblema eq caminhoneiro come muita puta acho que comeram a mae ou a mulher desses' desoculpados vao toma no cu tamto politico policias tanto roubo de carga e caminhoes e esses bosteticos querendo prende e multa caminhao tem que regulamenta o plenario seus pau no cu deixe os caminhoneiros trabalhar sabe oque tem que fazer parar todos caminhoes uma semana pra esses otarios ve como caminhao e importamte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou admirador de caminhões e tenho grande respeito pelos profissionais que os conduzem e a única ligação que tenho com a classe é o que eles ajudam a colocar em minha Casa. Me recuso a acreditar que as palavras escritas acima tenham saído de profissionais sérios. Verdadeiros palavrões que nunca vi sair da boca de cinhoneiros que conheço. Por favor os bons e educados profissionais defendam-se, repudiem estes mal educados que não sabem discutir com a nobreza da profissão

      Excluir
  18. SÓ SEGUIR A RESOLUÇÃO 479 NA PRÁTICA QUE NÃO HAVERÁ PROBLEMAS, QUEM NÃO DEVE NÃO TEME;

    ResponderExcluir
  19. Me lembro de um acidente que aconteceu em Minas a um tempo atrás, onde ocorreu um engavetamento entre 3 verdureiros que andavam juntos, 2 deles morreram, pois na hora da batida, as carrocerias entraram pelo para-brisa dos que estavam atrás

    ResponderExcluir
  20. Os veículos altos não são seguros, são como um guarda roupas com quatro pneus, o centro de gravidade do veiculo deve ser próximo do chão para melhor estabilidade e segurança, este é motivo dos carros esportivos serem bem próximo do chão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è uma vergonha ver caminhoneiros barbados dar quebra de asa para obter admiração de crianças que ficam as margens da rodovia sinto vergonha de ter sido motorista criem vergonha nas suas caras criançoes irresponsaveis

      Excluir
  21. Pora bicho e foda! Se n ta dando pra pagar as contas de vcs com as multas q vcs já criaram até hoje, entao vão vender frango fazer sorteio.. n fica enventando mais n.

    ResponderExcluir
  22. Vai sfd eu tenho meu carro rebaixado no documento meu Mercedes tbm e erguido a carroceria no documento e se eles legalizou e permitiu eu rodar com eles assim e pq não é crime não se chegar a acontecer de bater na traseira de um caminhão erguido e por falta de atenção e a altura do normal para um arquiado e de 38cm não muda porra nem uma se bater atrás e for para morrer vai morrer do mesmo jeito...

    É a lei e pronto ninguém ta infringindo a lei aqui se ta na lei e pq pode

    ResponderExcluir
  23. esse carra tem carga coisa nenhuma, ele ta falando é como dizia a minha vó é garga Dagua

    ResponderExcluir
  24. Por isso na Rio Bahia os motoristas cagam na parede do banheiro,levantam a traseira do caminhao e ficam com o cu torto fora de centro,bando de idiotas tem de se fuder mesmo murissoqueiros de merda

    ResponderExcluir
  25. Boa noite a todos.facam o seguinte teste pra tira essas dúvidas da altura do caminhão.
    Pergunta para uma mulher se anda de salto alto é a mesma coisa do que anda de chinelos.claro q não porque além da altura o calcanhar q seria a traseira do caminhão fica elevado e a ponta dos pés e os dedos q seriam a frente ficam inclinados para frente aumentando o risco de queda para as laterais e a falta de apoio pelo salto ser rígido e não poder mexer o calcanhar q seria o excesso de molas rígidas sem balanço

    ResponderExcluir
  26. Qualquer dúvida sobre essa analogia pega um salto alto e faça o teste de chinelos andando e com o salto andando.depois faça com chinelos anda do e depois correndo.

    ResponderExcluir
  27. Lembrando apenas que tbm tenho caminhão e tava com muitas molas e o estirante entortou porq estavam fora do centro de apoio devido a altura ao invés de horizontais ao chão estavam perpendiculares pela traseira alta.

    ResponderExcluir