Facchini

Governo do RS poderá ser acionista da Foton

O governo do Rio Grande do Sul deverá firmar um acordo com a montadora de caminhões chinesa Foton, que está construindo uma fábrica em Guaíba ao custo de R$ 280 milhões. Já está garantido o aval da Assembleia Legislativa.
A parceria viabilizaria a compra de parte das ações da companhia, fomentando o negócio até a consolidação. Em abril deverá haver a definição da porcentagem que caberá ao Estado. Com isso, poderão ser investidos até R$ 48 milhões na iniciativa.


Preparativos
Atualmente está no Brasil uma missão chinesa da Beiqi Foton Motors, formada por executivos de engenharia, desenvolvimento de produtos e supply chain. A comitiva veio a convite da Foton, que é uma das companhias do grupo.
Os engenheiros iniciaram visita a vários potenciais fornecedores locais de componentes para os caminhões da Foton que serão produzidos no Brasil a partir de 2016. Essa validação ajudará a montadora a definir seus fornecedores locais para o projeto de nacionalização de componentes e peças.
A missão está sendo conduzida no Brasil pelos executivos da Foton e cumprirão um circuito de 15 dias de visitas por fornecedores de chassis e longarinas, motores, transmissões, eixos, freios, sistemas elétricos, sistemas de produção, entre outros.
A Foton Aumark do Brasil já vende caminhões importados da matriz chinesa de 3,5 toneladas até 10 toneladas de PBT e já iniciou testes com versões de 13 até 16 toneladas de PBT, que deverão ser lançados em breve no País. As obras para construção da fábrica terão início nos próximos dias e a previsão é que o primeiro caminhão brasileiro da marca deixe a linha de montagem no primeiro semestre de 2016. Neste período, a empresa continuará prospectando interessados em representar a marca no País por meio de sua Rede de Concessionárias.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA