Facchini

Gargalo de financiamento derruba vendas de caminhões e ônibus

Como já era esperado, as vendas de caminhões e ônibus despencaram em janeiro. Com a demora na regulamentação do financiamento pelo BNDES via Programa de Sustentação do Investimento (PSI), responsável por quase 80% das vendas do segmento, o mercado de comerciais pesados praticamente parou no mês passado. As regras do PSI só foram publicadas pelo governo em 24 de janeiro (leia aqui), confirmando atrativos juros de 6% ao ano em 2014, mas os negócios foram postergados. Com isso, foi momentaneamente interrompida a trajetória de crescimento constante que vinha sendo verificada durante 2013. 
De acordo com os dados de emplacamentos do Renavam divulgados pela associação dos concessionários, a Fenabrave, no fim da tarde da segunda-feira, 3, em janeiro foram licenciados 10,8 mil caminhões novos, número 25,3% menor do que o verificado em dezembro e 11% abaixo de janeiro de 2013. 
O desempenho do mercado de ônibus foi ainda pior, com apenas 2 mil chassis emplacados em janeiro: quedas de 40,9% sobre dezembro e de 16,7% ante o mesmo mês de 2013.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA