Facchini

Caminhões: setor se recupera do trauma Euro 5

Os volumes de vendas e produção de caminhões no primeiro semestre deste ano, divulgados na quinta-feira, 4, pela Associação Nacional dos Fabricantes e Veículos Automotores (Anfavea), não deixam dúvidas de que o setor se recuperou definitivamente do trauma causado pela introdução da tecnologia Euro 5 em 2012, quando os veículos ficaram mais caros e as fábricas pararam por causa de altos estoques. 
Durante sua apresentação, Luiz Moan, presidente da Anfavea, salientou que o desempenho do setor foi muito importante para impulsionar toda a indústria automotiva no semestre. “Quando o segmento de caminhões vai bem significa que a economia brasileira está em bom caminho e que a indústria automotiva vai ser contagiada com bom desempenho”, comentou o executivo. 
De janeiro a junho deste ano foram licenciados 74 mil caminhões, 5,1% a mais do que o anotado no mesmo intervalo de 2012. As vendas foram puxadas pelo segmento de pesados, que avançou 33,4% sobre o ano passado, para 26,4 mil unidades. 
Marco Saltini, vice-presidente da Anfavea, lembra que os caminhões pesados estão se destacando e continuarão por causa da boa fase econômica que aumentou os investimentos em infraestrutura no País e também por causa da expansão da safra. A expectativa é positiva com o PSI com taxas de juros reduzidas.
As vendas de semileves, leves, médios e semipesados apresentaram retração no semestre de 30,3%, 3,4%, 4,6% e 4,3%, respectivamente. Nos primeiros meses de 2012, durante a transição para o Euro 5, esses modelos tiveram vendas superiores às dos pesados por serem mais baratos, segundo Saltini. Somado a isso, a base de vendas dos caminhões com PBT inferior a 15 toneladas foi alta no primeiro semestre de 2012 porque estavam sendo esvaziados os estoques dos antigos Euro 3 com preços mais baixos. 
Somente em junho foram licenciados pouco mais de 13 mil caminhões, o que representa acréscimo de 21,2% sobre o mesmo mês do ano passado e de 3,4% sobre maio último. Foram entregues 419 semileves, 2,8 mil leves, mil médios, 3,9 mil semipesados e 4,8 mil pesados. 

PRODUÇÃO 
A produção de caminhões saltou 52,5% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2012, para 95,2 mil unidades. A alta maior, de 93,1%, foi observada no segmento de semileves. Dentre os demais, o único a apresentar crescimento de produção abaixo de 50% foi o de pesados, mas também com ascensão significativa na mesma base de comparação, de 42,9%. 
Em junho saíram das linhas de montagem 17,1 mil caminhões. O resultado representa expansão de 94,3% sobre junho de 2012 e de 4,8% sobre maio último. Os fabricantes montaram 398 semileves, 3,4 mil leves, 1,1 mil médios, 6,4 mil semipesados e 5,8 mil pesados. 

EXPORTAÇÃO 
O único desempenho negativo do setor de caminhões foi no campo das exportações – não muito diferente do que acontece com o resto da indústria. Elas caíram 6,5% no período em relação ao ano passado, totalizando 11,3 mil unidades. Em junho último, com 2,5 mil unidades, os embarques de comerciais avançaram 8,6% sobre junho de 2012, mas encolheram 1,8% em relação a maio deste ano.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA