Facchini

Randon New R

Crescimento do setor de construção tem impacto direto nas vendas de caminhões Iveco

A iniciativa do governo de anunciar o pacote para impulsionar as obras de infraestrutura no País, transferindo para a iniciativa privada a responsabilidade para construção e administração de cerca de 50 mil quilômetros de rodovias, 12 mil quilômetros de ferrovia, além de cinco portos e mais cinco aeroportos, promete incrementar ainda mais o já aquecido mercado de construção.
“Estas medidas do governo serão sentidas a curto e médio prazo pelos fabricantes de veículos especiais para o setor de construção uma vez que as empreiteiras participantes deste processo terão que comprovar sua capacidade técnica para administrar obras de grande vulto com prazos, como sabemos, apertados”, destaca Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. Para Mazzu, o segmento de construção pesada apresenta um crescimento importante desde os anúncios dos dois mais importantes eventos esportivos do mundo que acontecerão no País: a Copa do Mundo, em 2014 e, posteriormente, as Olimpíadas, em 2016.
É neste cenário de grande otimismo para o setor que a Iveco participa da Concrete Show deste ano, o mais importante evento de construção da América do Sul, a ser realizado de 29 a 31 de agosto no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Em seu estande será apresentado mais uma inovação para o setor: o novo Iveco Tector 6×4 Geração Ecoline. O semipesado, específico para construção civil, foi desenvolvido para configurações off-road e, na feira, está implementado com um equipamento betoneira. O modelo já está disponível para comercialização em toda a rede de concessionárias da marca.
“Em 2011 esse mercado atingiu a marca de quase 10 mil unidades emplacadas. Para 2012, mesmo com a retração observada no segmento de caminhões, a expectativa é repetir os resultados do ano passado”, diz Marcelo Bouhid, gerente de marketing da Iveco. De acordo com o executivo, a Iveco quintuplicou suas vendas desde seu ano de estreia no segmento, em 2009, atingindo 720 unidades emplacadas.
A participação da Iveco no segmento de construção vem crescendo ano a ano. “Falando especificamente do mercado de 26 toneladas, desenvolvido para o setor construção civil, é possível observar um forte crescimento da indústria ao longo dos anos. A Iveco entrou efetivamente nesse mercado em 2009 e em seu primeiro ano de mercado conquistou um market share de 3,3%. De 2009 para 2011, a Iveco evoluiu ganhando aproximadamente 2 pontos percentuais ao ano, fechando o período com uma participação de 7,3% nesse mercado”, informa Bouhid.
“Hoje, as vendas da Iveco para o setor de construção correspondem a 4% do volume total de suas vendas totais, percentual próximo da fatia referente a este segmento dentro do mercado total de caminhões”, acrescenta o executivo. A fabricante projeta crescimento comercial nos próximos quatro anos: “A Iveco vem aumentando suas vendas para este nicho, e temos alguns clientes estratégicos como Grupo Cortesia, Engemix, além do Grupo Convicta, que recentemente adquiriu 20 unidades para locar à Lafarge. Atualmente, o tamanho deste mercado gira em torno de 10 mil caminhões/ano, e a venda da Iveco para o segmento está em torno de 750 unidades/ano. Nossos planos são de chegar em 2016 com aproximadamente 10% de participação no setor de construção civil”, conclui Marcelo Bouhid.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA