Facchini

Randon New R

Auto Sueco SP abre espaço para jovens mecânicas

Oficinas com homens cheios de graxa e ferramentas bagunçadas estão com os dias contados. A Auto Sueco São Paulo, concessionária de caminhões e ônibus da Volvo, aposta na tecnologia e na igualdade dos sexos para oferecer o melhor serviço aos motoristas e frotistas. E esta missão é passada na prática aos alunos do Projeto Jovem Mecânico (ProJovem), uma iniciativa da empresa para formar profissionais capacitados e suprir as carências do mercado, que tem atraído cada vez mais as mulheres.
“Nós aprendemos que a mecânica hoje em dia está muito baseada no desenvolvimento tecnológico. Analisamos um motor de caminhão com auxílio de computadores e o conhecimento técnico especializado é fundamental”, afirma a jovem Ana Carolina de Souza Bernardes, uma das três alunas do programa, que pela primeira vez, conta com mulheres interessadas em atuar na mecânica de veículos pesados.
A terceira turma, que começou em agosto de 2011, será concluída em dezembro, com a formação de mais 11 jovens. “Acompanhamos as tendências de mercado e quisemos propor neste programa uma visão inovadora, trazendo mulheres para as oficinas, um reduto tipicamente ocupado por profissionais do sexo masculino, mostrando que, na atualidade, para se trabalhar na área de mecânica não é mais primordial força física, mas a dedicação no aprimoramento e também o desenvolvimento de competências para sistemas complexos, como o de injeção eletrônica”, afirma Alessandra Lima, Business Partner de RH da Auto Sueco São Paulo.
A iniciativa de qualificar jovens com idade entre 16 e 18 anos de comunidades carentes surgiu da falta de mão de obra qualificada e da dificuldade em reter os mecânicos e mecatrônicos de manutenção de caminhões, que eram treinados pela empresa mas depois seguiam para pequenas oficinas, sem o comprometimento com o grupo. “Nossa tarefa não é só formar mecânicos, mas cidadãos. Além de conteúdos técnicos, discutimos em sala valores éticos com relação as práticas profissionais”, diz Jaime Ferreira, instrutor responsável pelo ProJovem.
A seleção dos candidatos é feita pelo Centro de Assistência e Motivação de Pessoas (CAMP Oeste), uma organização não governamental com a qual a Auto Sueco São Paulo tem parceria. Com investimento aproximado de R$ 300 mil / ano, os jovens recebem um salário mínimo, além de benefícios como seguro de vida, vale transporte, cesta básica, refeição e convênio médico. Passam por treinamento nos laboratórios da empresa e também por aulas de português e matemática e noções de cidadania na ONG. Como contrapartida, os candidatos precisam estar matriculados no ensino médio.
O curso de capacitação profissional do Projeto Jovem Mecânico forma profissionais em Mecânica Diesel Básica, com uma carga horária completa de 1.776 horas, divididas entre as disciplinas Metrologia, Motor, Transmissão, Freios, 5S, Ferramentas da Qualidade, Processos e Padrões Volvo, Garantia e Segurança no Trabalho.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA