Facchini

Randon New R

Veículos potentes e sofisticados: vale a pena o investimento?

No meio da década de 1.970, um adolescente sonhava em ter uma Scania LK 141, um Mercedes-Benz 1924A ou um Fiat 190. Caminhões tops na época. Suas potências variavam entre 375 cv para o LK 141, o top da época, e 270 cv para o Fiat 190. Ofereciam como itens de conforto, além de um ou dois leitos, ventilação forçada com duas velocidades e nada mais.
Hoje, o adolescente que virou um profissional do transporte, pode sonhar com uma Scania R620, um Mercedes-Benz Actros 2646 e um Iveco Stralis NR 460, substitutos naturais dos caminhões top antigos, e que são acompanhados por marcas e modelos que não faziam parte da realidade de 1.976. Suas potências foram quase que foram dobradas. A maior potência disponível hoje esta representada pela Scania, com 620 cv. Os itens de conforto chegaram a algo que não poderia sonhar o adolescente da década de 1.970.
Imagino que um empresário possa pensar: “Para que eu vou investir tanto dinheiro em algo que não me trará benefícios?”. Bem, vamos entender e dividir as necessidades e verificar que não é bem assim:

A escalada das potências
As montadoras anunciam e vendem potência. Os empresários compram potência. Os motoristas aproveitam o torque. As duas grandezas normalmente andam juntas, porém, são completamente diferentes. Torque é a capacidade de um motor gerar movimento. O Torque é aquele que faz um caminhão arrancar morro acima com carga máxima. É quem faz com que o motorista tenha prazer ao dirigir tendo respostas imediatas quando pisa no acelerador.
Potência é a capacidade de um motor manter o movimento. É quem faz com que você mantenha um veículo na velocidade de cruzeiro independente do relevo. É quem propicia economia de combustível. Torque nunca é levado em consideração, mas é ele que faz do caminhão uma máquina rentável.

Itens de conforto e proteção
Podemos dividir os itens embarcados em um moderno veículo de transporte como: Itens de conforto, itens de segurança passiva e itens de segurança ativa. Os itens de conforto incluem, ar condicionado, direção servo assistida, câmbio automatizado, espaço para descanso com leito, bancos em couro, piloto automático, e outras mordomias que não são oferecidas nem mesmo em automóveis de luxo.
Qualquer ser humano que trabalha descansado é mais produtivo, vive com menos estresse, não se envolve em acidentes, é mais feliz, e não vai procurar emprego no concorrente. Itens de segurança ativa ajudam a um veículo não se envolver em acidentes. Freios ABS, sistema ESP, faróis em Xenon, bafômetro para liberação de partida, bloqueio de deslocamento para partida em rampa, sistema de orientação de faixa de rolagem, e sistema de manutenção de distância.
Itens de segurança passiva ajudam a manter os ocupantes vivos no caso de acidente. Cintos de segurança de três pontos com pré-tensionadores, airbags, coluna de direção deformável, cabine com zonas deformáveis e gaiola de proteção.
Quando um motorista trabalha satisfeito, se envolve menos em acidentes. Um veículo mais seguro se traduz em prêmio de seguro mais barato, e com maior rentabilidade. Maior torque significa tempos de deslocamentos menores. Maior potência se traduz em menor consumo. Além de todas as vantagens acima, também devemos considerar o maior valor de revenda no momento da troca. Parece que o investimento vale a pena.
FONTE: Transpoonline 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA