Facchini

Sinotruk confirma construção de planta em Santa Catarina durante cerimônia na China

A intenção da Sinotruk de construir uma fábrica no Brasil enfim será transformada em realidade. O chairman da CNHTC (China National Heavy Duty Truck Group Corporation), Ma Chunji, anunciou no último dia 22 que está confirmada a implantação de uma planta no município de Lages, em Santa Catarina. O anúncio foi feito durante uma cerimônia na sede da CNHTC, na cidade de Jinan, na China.
De acordo com Ma Chunji, o investimento inicial será de R$ 300 milhões. “Trata-se de uma opção atraente para esse mercado altamente competitivo que é o Brasil. Temos certeza que nossos clientes estarão satisfeitos com os caminhões que aqui serão produzidos”, diz Joel Anderson, diretor geral da Elecsonic, representante da Sinotruk no Brasil.
Segundo Anderson, o vice-presidente, Liu Wei, estará no Brasil em julho para dar início aos trabalhos para a construção da nova planta. A unidade fabril, que terá processo de montagem em KD (Knock-down) com a projeção de nacionalizar pelo menos 65% das peças possui capacidade inicial para a produção de 5 mil unidades por ano nos primeiros 12 meses, com previsão para chegar a 8 mil unidades em médio prazo.
Para Chunji, os caminhões Sinotruk têm campo em outros mercados. “Esse ano, as exportações já ultrapassaram 1 bilhão de dólares. Esse sucesso de vendas e uma rede completa de serviços classifica a Sinotruk como uma das mais importantes fabricantes de caminhões do mundo. Estamos contentes que a Sinotruk está tendo sucesso também na América Latina”, afirma o chairman.
Mesmo sem uma fábrica no Brasil, a Sinotruk é a sétima empresa com mais vendas no segmento. Entre janeiro e abril deste ano foram emplacados 328 veículos da marca, com 0,3% de participação no segmento. A importação será mantida pelo menos até que os primeiros caminhões saiam da linha de montagem em Lages.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA