Facchini

Mercedes e volvo param produção de caminhões

No dia em que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou medidas para ajudar a indústria automobilística a recuperar as vendas, duas grandes fabricantes de caminhões, a Mercedes-Benz e a Volvo, anunciaram a suspensão temporária da produção.
A Mercedes-Benz suspendeu, ontem, toda a produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Os cerca de 7 mil trabalhadores da linha de montagem vão ficar em casa por uma semana. A fábrica do ABC paulista produz em média 300 veículos por dia, mas já vinha num ritmo mais lento. Um grupo de 480 metalúrgicos entrou em licença remunerada há duas semanas e deixará de trabalhar durante um mês.
Já a Volvo, de Curitiba (PR), vai dispensar 1,3 mil funcionários, de um total de 4,1 mil, entre 25 de maio e 6 de junho, período em que deixarão de ser produzidos 100 caminhões por dia.
As duas montadoras alegam necessidade de adequar a produção à demanda. As vendas de caminhões estão em queda desde o início do ano, após a adoção do uso de motores com nova tecnologia, chamada de Euro 5, que encareceu os preços dos veículos em até 15%.
As medidas anunciadas ontem por Mantega incluem melhora nas condições de financiamento para a compra de caminhões pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

As vendas de automóveis e comerciais leves também estão em queda, mas as empresas responsabilizam a falta de crédito para financiamento e também esperam melhora nesse quadro com as medidas anunciadas ontem. Os bancos restringiram o crédito por causa da alta inadimplência, que em março atingiu índice recorde de 5,7% dos contratos.
Ontem e hoje, a Fiat reduziu em 15% a produção de automóveis na fábrica de Betim (MG), mas alega tratar-se de 'parada técnica para ajustes na linha de montagem'.
A Volkswagen já cortou dias de trabalho nas últimas duas semanas nas fábricas do ABC e de Taubaté (SP) e a Ford também opera com jornada reduzida na unidade de carros e de caminhões em São Bernardo do Campo.
FONTE: MSN 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA