Facchini

18ª Fenatran: Recorde de público e área de exposição

O 18º SALÃO INTERNACIONAL DO TRANSPORTE (FENATRAN), maior evento do setor de transporte, carga e logística da América Latina bateu todos os recordes das suas edições anteriores.  Foram 57.321 visitantes, conferindo os lançamentos das 365 empresas expositoras de veículos pesados, motores, autopeças, pneus, implementos e diversos outros produtos apresentados numa área, também recorde, de 100 mil metros quadrados.
Organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, em parceria com a NTC & Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a Feira gerou cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos durante sua realização.

O evento recebeu pela primeira vez test drives de caminhões de sete diferentes marcas expositoras – MAN, Volvo, Mercedes-Benz, Scania, International, Iveco e Sinotruk -, os quais disponibilizaram 19 veículos adaptados à tecnologia Euro 5. O FENATRAN EXPERIENCE aconteceu no sambódromo do Anhembi, próximo ao salão principal, e recebeu 4 mil profissionais do transporte que, em quatro dias, na prática, tiveram a oportunidade de conhecer novos veículos, com novas tecnologias, segurança e com cabines mais confortáveis, sendo orientados por técnicos dos fabricantes, que esclareciam as dúvidas sobre o manuseio desses novos caminhões.
Segundo Hercules Ricco, Diretor da Fenatran, “O transporte com sustentabilidade e inovação foram os dois grandes pilares do evento este ano”. Tratando-se em tendências apresentadas no Salão, o viés ecológico foi um conceito marcante no evento. Indo bem além da obrigatoriedade do Euro 5 e por iniciativa própria dos fabricantes de diversos produtos, demonstrando que a aplicação prática da sustentabilidade está crescendo exponencialmente nos últimos anos.
“O mercado automotivo brasileiro passa por mudanças significativas com as novas normas instituídas do Euro 5 e Proconve 7. E a Fenatran, como maior evento latino-americano de transporte, que contou com a participação dos maiores players nacionais e internacionais do segmento, já apresentou produtos e tecnologias modernas e sustentáveis, desenvolvidas para controle de poluentes. O mercado deve continuar a crescer e os preços derivados da nova tecnologia obrigatória de motorização devem se estabilizar naturalmente”, finaliza o Diretor..
Outra tendência foi a mostra da diversificação de cores nos camihões para o próximo ano, que não estarão mais limitadas ao preto, branco e cinza. Mas incluindo lançamentos em cores que vão de tons discretos a mais berrantes de verde, azul, marrom, vermelho e amarelo, por exemplo.
Cabines de alta tecnologia, logística mais complexa e automatizada, selo verde para pneus e designers luxuosos também foram destaques. Os negócios gerados durante a feira e as perspectivas para os próximos meses com a aprovação de aberturas de linhas de crédito foram classificados como positivos por bancos presentes na feira, como Itaú, Volvo e Randon.
Segundo Alessandro Teixeira, secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, o setor receberá, até o fim de 2012, R$ 4 bilhões em investimentos. O momento não poderia ser mais oportuno, pois a proximidade da entrada em vigor da fase P7 do Proconve (Euro 5), em janeiro de 2012, deve causar impactos nos programas de renovação de frota já que, apesar de os veículos com a nova tecnologia serem menos poluentes, consumirem menos combustível e terem revisões mais espaçadas, pesam mais e custam mais caro. É o que afirma Flávio Benatti, Presidente da NTC & Logística, segundo o qual, “O principal fundamento da nossa economia é a preservação de um mercado interno punjante e crescente que demonstrou ser capaz de absorver recordes de produção da indústria e fazer girar a roda da economia, manter empregos e gerar riquezas”.
Com a força da economia nacional, o Brasil registra aumentos de frota: apenas em 2011, a indústria automobilística nacional já comercializou mais de 159 mil caminhões somando-se à frota de 1,3 milhão registrada na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) até o fim do ano passado. Mas o crescimento ainda não reflete uma melhora de infraestrutura e, por isso, o Ministro das Cidades, Mário Negromonte, anunciou investimentos de R$ 30 milhões do Governo Federal em mobilidade urbana para cidades com mais de 700 mil habitantes.
Confira abaixo depoimentos dos expositores da 18ª FENATRAN – SALÃO INTERNACIONAL DO TRANSPORTES:

ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus – Temos um elo muito forte com a FENATRAN e já percebemos logo no primeiro dia do evento uma movimentação de público muito grande. São visitantes com alto poder de decisão e que estão no evento com o intuito de fechar novos negócios. – Ricardo Oliveira - Presidente da ABR.

AGRALE – A FENATRAN marca o lançamento da nossa nova linha de caminhões e utilitários 2012 já com as adequações do PROCONVE- P7. Durante o evento apresentamos com exclusividade para os nossos revendedores os cinco caminhões leves e médios e dois utilitários. –  Ubirajara Choairi - Diretor de vendas e marketing de veículos da Agrale.

EFFA MOTORS - A Effa Motors apresentou durante a FENATRAN seu novo modelo de caminhão leve produzido pela chinesa Jinbei (JBC), com capacidade para transportar até duas toneladas, e a nova linha de veículos comerciais da Hafei, que foi remodelada e ganhou visual mais moderno. Mais uma vez o  evento mostrou sua  força do segmento e, as marcas, tiveram a oportunidade de apresentar ao mercado suas inovações, ganhando cada vez mais visibilidade junto ao público de interesse. – Clóvis K. Rodrigues – Gerente de marketing do Grupo Effa Motors.

GUERRA - A Fenatran é o evento mais importante para o setor de implementos rodoviário na América Latina. Já no primeiro dia da feira o movimento foi acima do esperado. Destacamos a significativa presença de clientes, tanto em quantidade como em qualidade. O evento foi palco para o lançamento de três novos modelos de semirreboques Guerra e da última geração de graneleiro com eixos distanciados. Todos os produtos apresentados - Semirreboque Carrega Tudo Guerra , Basculante sobre chassi, Semirreboque Tanque Cilíndrico e semirreboque Graneleiro com Eixos Distanciados - contam com inovações tecnológicas que os diferenciam dos existentes no mercado. – Walter Rauen – Diretor geral da Guerra S/A.

IVECO – Trata-se da maior e mais importante feira destinada aos profissionais do setor de transportes da América Latina, que reúne as últimas tendências para o segmento. O evento acontece em um momento especial, em que a marca apresenta o maior crescimento entre todas as marcas presentes no mercado brasileiro, demonstrando inovação e modernidade com a Linha Ecoline, uma nova geração de caminhões, que ultrapassa as exigências da legislação Euro, mas traz muitas outras novidades para todas as gamas. – Marcelo Bouhid – Gerente de marketing da Iveco.

MARANGONI - O evento foi extremamente interessante para o ambiente de negócios. A qualidade técnica dos visitantes superou as expectativas e esse é o caminho que uma feira de negócios, deste porte deve manter e seguir. A FENATRAN resume toda a indústria do transporte, abrangendo a completa cadeia de valor desde fornecedores básicos, até os consumidores finais e este é o nosso mercado.  O evento é uma excelente vitrine para nossos clientes e futuros clientes. Apresentamos na FENATRAN as ampliações na linha de produto RDD que foi ampliada em três novas medidas: 190XS, 240M e 265M. São produtos exclusivamente indicados para eixos de tração. Outra novidade é o Anel RZE-HM, com um desenho versátil, indicado para pisos pavimentados de curta, média ou longa distância. – Renato Paolillo – Gerente de marketing.

MERCEDES - BENZ – Neste ano, vamos apresentar nossa gama de produtos que seguirão as normas do Proconve P-7 para redução na emissão de poluentes e consumo de combustível.  Estamos muito otimistas em relação ao evento e já prevemos bons fechamentos de negócios. – Tânia Silvestri – Diretora de vendas e marketing de caminhões da Mercedes-Benz.
Já o responsável técnico pela frota de demonstração da Mercedes-Benz, Paulo André Pressinoti, elogiou a realização da FENATRAN EXPERIENCE: "Quem veio fazer o teste são pessoas realmente interessadas, com nível de qualidade 100%. Isso me habilita a dizer que o test drive é o formato mais adequado para uma feira de transporte.

RANDON - A Fenatran representa a concentração de tecnologia, de performance e de desenvolvimento. Para nós, que participamos das maiores feitas do setor, este tipo de evento ser muito mais como vitrine para expor o elevado grau de tecnologia embarcada em nossos produtos. Neste sentido, superamos todas as expectativas. Recebemos, em nosso estande, em torno de 2500 visitantes por dia. Durante o evento, apresentamos toda a família de produtos da linha R modelo 2012 com um total de mais de 50 inovações em todas as linhas. – Noberto Fabris – Diretor executivo empresas Randon – Divisão implementos.

SAF- HOLLAND - Tivemos um resultado excelente que superou nossas expectativas. É importante ressaltar que a grande maioria destes visitantes é especificamente ligado ao mercado de implementos e peças da indústria de transportes, o que mostra o foco e a qualidade da organização da Fenatran. A SAF-HOLLAND trouxe para a feira diversos lançamentos e novidades, com destaque para: eixo autodirecional; suspensão pneumática CBX 25 e suspensão mecânica. – Rogério Ramos – Presidente da SAF-HOLLAND do Brasil.
FONTE: Assessoria de Imprensa FENATRAN – COMMUNICA BRASIL
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA