Facchini

Cummins apresenta sistema integrado que atende ao Euro 5


A Cummins Brasil, fabricante de motores a diesel está mostrando na 18ª edição da Fenatran, Salão Internacional do Transporte que acontece entre os dias 24 e 28/10, no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo, todos os produtos e soluções desenvolvidas para atender às normas Euro 5/Proconve P7, que controlam a redução de emissão de poluentes e entram em vigor a partir de 2012.
O sistema integrado da Cummins para o mercado brasileiro é resultado de um trabalho desenvolvido pelas seguintes unidades de negócios da empresa: Motores, Sistemas de Combustíveis, Sistemas de Filtração, Turbos e Soluções de Emissões.
Incorporado ao sistema integrado da Cummins, o Agente Redutor Líquido Automotivo Arla-32 complementa o atendimento às novas legislações de emissões. O produto será injetado no catalisador para reduzir as taxas de emissão de NOx na atmosfera e também será fabricado e distribuído pela Filtration, divisão de filtros da marca.

Solução Integrada
Todos os componentes e processos foram agregados a uma estrutura que engloba desde o filtro de ar, na entrada de ar do motor, passando pelo motor, soluções de turbocompressor e de pós-tratamento de gases. Todos os produtos estarão disponíveis no mercado partir de janeiro de 2012.
A empresa também desenvolveu o Direct Flow, que é um filtro de ar mais compacto, leve e fabricado com materiais plásticos e tecnologia patenteada do meio filtrante Stratapore.
Visando atender às normas Euro 5, a Unidade de Negócios de Motores da Cummins está colocando no mercado sete motores eletrônicos, sendo quatro novidades para o Brasil e três versões incrementadas e preparadas para receber a tecnologia Cummins Euro 5.
Os motores ISB 4, ISB 6 e o novo ISL não aumentaram de tamanho e mesmo assim proporcionam mais desempenho e menor consumo para garantir baixo custo operacional ao consumidor final.
A nova tecnologia da empresa inclui também a aplicação OBD (On Board Diagnoses), que em caso de emergência, um sistema eletrônico envia um sinal para o motorista e automaticamente reduz a potência do veículo para controlar o nível de emissão.
O Cummins ISB 4 aplicado em ônibus e caminhão recebeu maior cilindrada – de 3,9 para 4,5 litros (+15%) – sendo que sua potência passou de 172 cv para 210 cv (+22%). Já o motor ISB 6 de 6,7 litros (ante os 5,9 litros (+14%), de 274 cv de seu antecessor) desenvolve agora 304 cavalos (+11%). Ambos aperfeiçoam as características que o tornaram ícones de consumo e durabilidade.
A unidade de motores da empresa projetou um novo motor, uma evolução do ISC 8.3 de 324 cv e lança o ISL de 8,9 litros (+7%) capaz de desenvolver até 405 cavalos de potência (+27%).
Uma versão do ISL a gás também será oferecida pela empresa. Importado dos EUA, o motor é desenvolvido pela joint-venture Cummins Westport.
O novo ISM de 11 litros, com potência de até 440 cv, destinado a caminhões e ônibus, também chega para incrementar a gama de motores Cummins Euro 5.
Mais compacto e mais leve em relação aos concorrentes, os novos motores Cummins ISF 2.8 High Speed Diesel e ISF 3.8, de 4 cilindros, foram projetados para atender pick-ups, comerciais leves, caminhões e ônibus (até 9 toneladas).
Para complementar toda a estrutura da empresa para o Euro 5 / Proconve P-7, a Cummins Emission Solutions (CES) desenvolveu catalisadores de ureia que operam diretamente com o Arla 32.
Essa tecnologia, denominada SCR (Selective Catalytic Reduction), é a solução completa da Cummins Brasil para as necessidades dos usuários. Óxidos de Nitrogênio (NOx) emitidos durante a combustão são neutralizados no processo SCR por um líquido composto por 32,5% de ureia técnica dissolvida em água (Arla-32). A ureia é um líquido não tóxico, injetado no sistema de exaustão. O NOx e as moléculas de amônia reagem no catalisador, liberando nitrogênio e vapor de água.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA