Facchini

Randon New R

Scania terá caminhão 100% a etanol


Na próxima edição da Fenatran, a Scania apresentará o caminhão P 270, único modelo movido 100% a etanol de produção nacional. O semipesado integra o pacote de lançamentos da linha 2012 e a estratégia global de oferecer soluções mais sustentáveis para o transporte rodoviário.
De acordo com a diretoria da fabricante sueca, tal tecnologia de baixo carbono dos motores a etanol já é empregada em ônibus da marca, reduz em até 90% a emissão de C02 e atende a legislação a de emissão de poluentes Euro 5, que entra em vigor no Brasil a partir de janeiro de 2012. Outro diferencial do motor é que ele dispensará o uso de ARLA 32 (Agente Redutor Liquido Automotivo).

“O lançamento deste caminhão movido a etanol é mais um exemplo de pioneirismo da Scania em oferecer as melhores soluções para o mercado brasileiro. O veículo reforça a nossa posição de referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis para o transporte”, afirma Roberto Leoncini, diretor geral da Scania no Brasil.
O P270 a etanol conta com uma motorização de 9 litros com 270 cavalos e 1.250 Nm de torque já a partir de 1.100 rpm, o que possibilita maior rendimento do trem de força, desempenho e dirigibilidade típicos dos motores a diesel.
“O segmento de semipesado está em pleno crescimento no Brasil, no mercado total de caminhões. Para atender a este nicho altamente competitivo, além de mantermos as melhores características dos veículos pesados da Scania, como economia de combustível, conforto e ergonomia da cabine, adicionamos ao produto Scania mais um valor: o da ‘sustentabilidade’”, explica Leoncini.
A novidade chegou à América Latina em maio deste ano, quando começaram a circular na cidade de São Paulo os primeiros 50 ônibus brasileiros movidos a etanol. “No Brasil, vamos contribuir para o cumprimento das metas de política ambiental não apenas na formação de uma frota de ônibus, mas também com caminhões que circulam pelas cidades, colaborando com a qualidade de vida das pessoas e reduzindo os impactos ambientais”, salientou Leoncini.
Caminhões V8
Dentre outras inovações está a linha de caminhões V8 que seguem a nova legislação ambiental, o Proconve P7. Esta linha possui propulsores de 16 litros, com potência de 560 ou 620 cavalos, e oito cilindros em V.
Leoncini, destaca os pontos fortes desta família. “Os V8 da Scania estão dominando a faixa de alta potência do mercado de caminhões em muitas partes do mundo, respondendo por mais da metade do volume total de vendas nas faixas de 600 cavalos e acima. No Brasil, também há um nicho bem específico para os V8. Eles são indicados para os transportadores que primam pelo prestígio da marca, mas não abrem mão de reduzidos custos operacionais em sua frota”, explica.
Os caminhões V8 podem receber uma grande variedade de componentes, já que a montadora utiliza os mesmos para diferentes linhas. A Scania recomenda a utilização deste modelo para cargas extrapesadas devido à potência embarcada nos motores.

Proconve P7
A Scania optou pela adoção do sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) para se adequar ao Proconve P7, que equivale à norma europeia Euro V. Com esta nova tecnologia, o tratamento da emissão de poluente é feito no catalisador por meio da adição do ARLA 32 (Agente Redutor de Liquido Automotivo), solução com 32% de amônia em água desmineralizada. Os veículos passarão a ter um tanque destinado somente a esta substância.
Esta legislação, que entra em vigor em janeiro do ano que vem, fará com que haja uma redução na emissão de Material Particulado e NOx (Óxido de Nitrogênio) de, respectivamente, 0,10 g/kwh para 0,02 g/kwh e 5 g/kwh para 2 g/kwh.
“Com a introdução do sistema SCR em nossos produtos a partir do próximo ano, os transportadores brasileiros podem ficar tranquilos. Nós já dominamos esta tecnologia na Europa e testes rigorosos realizados aqui no Brasil apontam nos veículos Scania que atendem o Proconve P7 os mesmos benefícios já conhecidos por nossos clientes, como economia de combustível e produtividade”, ressaltou o executivo.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA