Facchini

Comgás desenvolve VUC à GNV


A empresa de transporte Jamef Encomendas Urgentes foi escolhida pela Comgás para realizar os testes urbanos em um caminhão VUC – Veiculo Urbano de Carga (com licença para rodar na área central da cidade), modelo VW 8.150 Delivery utilizando 100% de GNV como combustível. Os ensaios buscam informações sobre a viabilidade econômica, técnicas e de possível redução na emissão de gases poluentes com a utilização deste combustível.
Os testes iniciais já revelaram que, em termos de desempenho, na aplicação em rotas rodoviárias, o modelo apresentou um resultado muito favorável. A Jamef agora realiza os ensaios no caótico trânsito de São Paulo, onde o modelo é monitorado durante todo o tempo de uso. As empresas acreditam que o uso do combustível alternativo também vai contribuir com a redução do nível de ruído, já que o funcionamento do motor é bem mais suave. O resultado imediato desse benefício é a melhor qualidade de vida do motorista e da sociedade de uma maneira em geral.

Para Richard Jardim, gerente de GNV da Comgás, o objetivo é testar a viabilidade técnica e financeira de ter um veículo abastecido 100% com gás natural trabalhando numa cidade como São Paulo. “Estamos bastante confiantes com o resultado e a expectativa é reduzir de 20 a 30% o custo operacional do veículo”, adianta. A empresa não soube informar o custo para a adaptação do sistema ao caminhão. Nos automóveis, a colocação do Kit GNV sai por volta de R$ 4.500,0 reais.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA