Facchini

Senador apresenta proposta de CNH grátis para jovens

O senador e presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Clésio Andrade (PR-MG), entregou nesta semana ao ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, uma proposta de implantação do Programa Social do Jovem Motorista.
O projeto tem como finalidade integrar os planos de governo estaduais entre 2011 e 2014 às políticas de inclusão social e de formação profissional, apoiando a população de jovens de baixa renda.
A proposta prevê que caberá ao Sest Senat formar, sem custos, os jovens já habilitados nos cursos de formação de motorista de caminhão, motorista de carreta e motorista de ônibus, com temas relacionados à legislação de trânsito; visão sistêmica do transporte; segurança, meio ambiente e saúde; qualidade no transporte; primeiros socorros; tecnologia embarcada; mecânica básica; direção preventiva e condução econômica, com carga horária mínima de 160 horas.
“O governo precisa criar as condições para que o jovem possa tirar a habilitação. Hoje, o jovem tem que pagar em torno de R$ 1 mil e depois pagar mais para conseguir mudar para as categorias D e E. O transportador não tem condições de bancar, então, entreguei para o ministro o projeto para que o governo possa estudar a possibilidade de encampar esse projeto”, diz Andrade.
Aos governos federal, estadual e municipal, caberá proporcionar a gratuidade no processo de obtenção da CNH aos jovens desempregados e de baixa renda, o que contribuirá para sua inserção no mercado de transporte.
Após a formação teórica, os jovens terão aulas complementares por meio de simuladores de direção e em seguida serão encaminhados às empresas conveniadas para realização de aulas práticas.
Desta forma, o perfil dos beneficiários do Programa Jovem Motorista fica definido da seguinte maneira: ser maior de 18 anos; saber ler e escrever; possuir carteira de identidade ou equivalente; estar, comprovadamente, desempregado há mais de um ano e com renda familiar mensal igual ou inferior a três salários mínimos.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA