Facchini


Paranaguá movimenta mais milho em 2011

No primeiro quadrimestre deste ano, o Porto de Paranaguá, no Paraná, exportou uma quantidade de milho 16% superior ao registrado no mesmo período de 2010. O montante do grão com destino ao exterior, no terminal, foi de 426 mil toneladas ante as 368 mil toneladas do ano anterior.
Este bom desempenho do cereal foi devido ao crescimento da produtividade e o bom preço no mercado internacional. Em 2011, a área destinada ao plantio do milho foi maior, entretanto, a comercialização foi menor, aproximadamente 31%, pelo baixo valor do produto no exterior. Por outro lado, neste ano, houve a valorização do grão e 52% da produção já foi vendida.
Além disso, segundo Édson José Ribeiro Nunes, coordenador de segurança patrimonial da Cargill para o terminal, as melhorias recém-feitas no porto ajudaram a obter o resultado. “Agora temos certeza de que o produto que chega a Paranaguá embarca e o navio que chega ao largo atraca e sai com carga cheia. É diferente do passado recente. A tranquilidade institucional e a dragagem feita recentemente são fundamentais para isso”, afirmou.
O volume geral movimentado em Paranaguá e Antonina, nos primeiros quatro meses deste ano, somaram 12,2 milhões de toneladas, o número foi 10% maior aos 11 milhões de toneladas alcançadas no mesmo período.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA