Facchini

Mercedes-Benz alcança o marco de 300.000 câmbios produzidos no Brasil

A Mercedes-Benz do Brasil de São Bernardo do Campo, São Paulo, maior fábrica de caminhões da marca no mundo fora da Alemanha, acaba de alcançar o marco histórico de 300.000 câmbios de porte médio produzidos no País. Esta expressiva conquista representa o volume acumulado desde 2002, quando a Empresa voltou a montar seus próprios câmbios.
"Iniciamos a montagem desses agregados na nossa planta em setembro de 2002, quando a unidade tornou-se centro mundial de competência da Daimler AG para produção de câmbios de porte médio", afirma Ronald Linsmayer, Chief Operating Office - COO, responsável pela área de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil. "Chegar a esse expressivo volume de produção nos deixa muito satisfeitos e orgulhosos. Isso reflete a capacidade tecnológica da nossa fábrica e também a competência e a determinação da nossa equipe de colaboradores".
Segundo o executivo, desde a implantação da linha de câmbios no País, há quase oito anos, sempre houve uma perfeita sinergia entre equipes da Mercedes-Benz do Brasil e da Daimler AG, com envolvimento de colaboradores de diversas áreas, especialmente Produção, Logística, Planejamento e Engenharia, além da parceria com os fornecedores.
"Como resultado, os câmbios que fabricamos aqui no País têm a mesma qualidade do que é produzido na Europa, sendo reconhecidos no mercado brasileiro e nos países para onde exportamos por sua robustez, precisão e durabilidade", destaca Linsmayer.
Atualmente, são montados em São Bernardo do Campo os câmbios G-56, G-60 e G-85, que equipam todos os caminhões da linha Atego e os chassis de ônibus urbanos OF 1218, OF 1418, OF 1722, OH 1518, OH 1622, O 500 U e O 500 M. Esta mesma linha produz câmbios de porte médio para outras plantas da Daimler AG na Alemanha e na Turquia. Também são produzidos em São Bernardo do Campo outras caixas de câmbio, como, por exemplo, para a Chrysler do México, que utiliza esses agregados nas pick-ups Dodge RAM.
As linhas de montagem ocupam uma área de 4.800 metros quadrados, onde atuam cerca de 100 colaboradores em três turnos. A capacidade atual de produção é de mais de 1.000 câmbios de porte médio por dia.
Para a produção de câmbios, a Empresa conta com peças e componentes oriundos de dezenas de fornecedores, entre eles, indústrias como Eaton, Magal, Seltzer e Schaeffler.


Conceito de produção enxuta

As linhas de produção de câmbios da Mercedes-Benz do Brasil utilizam a metodologia Lean Manufacturing, que adota modernos e avançados processos como just-in-time e just-in-sequence. Trata-se do conceito de produção enxuta e abastecimento puxado, sem estoque. Ou seja, as peças são entregues diretamente na linha, já na sequência correta para a montagem, conforme a programação.
Os padrões de eficiência e de qualidade na produção de câmbios em São Bernardo do Campo são baseados nos princípios do TOS - Truck Operating System da Daimler Trucks. Este sistema de gestão, que foi introduzido em todas as plantas do mundo como parte do programa Global Excellence, visa difundir a metodologia de produção enxuta e processos de melhoria contínua.


Qualidade reconhecida pelo mercado

Os câmbios produzidos no País incorporam avançadas tecnologias. A aplicação de alumínio na carcaça, por exemplo, resulta em transmissões mais leves, que proporcionam melhor performance e economia de combustível. A precisão das engrenagens assegura melhor eficiência de operação, maior torque e menor ruído. Já os rolamentos selados proporcionam maior intervalo de manutenção, trazendo ganhos para o frotista e contribuindo para maior rentabilidade no transporte.
O alto desempenho da dupla sincronização do câmbio possibilita engates mais suaves, oferecendo elevado conforto para o motorista, que trabalha com mais tranquilidade e maior produtividade.


Única fábrica de veículos e agregados da Daimer Trucks

A Mercedes-Benz do Brasil é a única planta da Daimler Trucks - unidade de negócios da Daimler AG, maior fabricante de veículos comerciais do mundo - a produzir num mesmo local os caminhões, chassis de ônibus e agregados, como motores, câmbios e eixos, além das cabinas de caminhões.
Graças à alta flexibilidade dos seus processos produtivos, a Empresa oferece aos clientes a maior e mais completa linha de caminhões e de chassis para ônibus do País.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA