Veminas
RER Parts

PRF flagra bitrem com 20 toneladas de excesso de peso e freios isolados em Santa Catarina

Viatura da PRF ao lado de bitrem abordado
PRF/Divulgação

Carregado com madeira serrada em contêineres, bitrem seguia para o porto de Itajaí pela BR-470; proprietário do veículo e embarcador foram multados

Na manhã da última terça-feira (14), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou uma Combinação de Veículo de Carga (CVC) circulando com uma série de irregularidades que comprometiam de forma significativa a segurança viária. A ocorrência foi registrada na BR-470, em Trombudo Central (SC).

Após a abordagem do bitrem carregado com toras de madeira serrada em contêineres e que tinha como destino final o Porto de Itajaí (SC), os policiais rodoviários federais constataram inicialmente 20 toneladas de excesso de peso.


Ao aprofundarem as averiguações, os agentes verificaram ainda que uma peça do sistema de freios a ar estava isolada com cordas. Segundo a PRF,  o improviso estanca o vazamento de ar, mas anula o funcionamento do freio.

Diante dos fatos, o proprietário de carga e o embarcador foram multados. Já o bitrem foi retido para transbordo da carga excedente e regularização do sistema de freios.

Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA