![]() |
DNIT/Divulgação |
Mais de 800 caminhões foram pesados em apenas 15 dias de fiscalização no km 884 da rodovia federal; em média, 3 a 4 veículos são autuados por excesso de peso
Somente nos primeiros 15 dias de fiscalização, de 21 de julho a 8 de agosto deste ano, através da nova balança localizada no km 884 da BR-174/AM, sentido Boa Vista, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já registrou números expressivos.
De acordo com o balanço oficial do órgão subordinado ao Ministério dos Transportes, no período, 848 veículos de carga foram pesados, sendo que, 53 foram autuados por excesso de peso, totalizando assim 85,7 toneladas de carga além do permitido. Os números também indicam que em média 56 veículos pesados diariamente no local, com 3 a 4 autuações por dia.
Segundo o DNIT, o objetivo da fiscalização não é apenas aplicar multas, mas sim promover um trânsito mais seguro e prolongar a vida útil da rodovia, que sofre danos consideráveis com o tráfego de veículos acima do peso permitido. A expectativa do Departamento é de que, com a continuidade da operação, o número de autuações diminua, refletindo uma maior conscientização e adequação por parte dos transportadores e motoristas.
Amparadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as ações de fiscalização são conduzidas por agentes da autoridade de trânsito, garantindo a supervisão e o acompanhamento de toda a operação de pesagem, pautada pelos princípios da eficiência e eficácia.
Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.
Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.