Facchini

Randon New R

FPT Industrial apresenta motor Cursor 13 de 460cv movido a gás natural

A FPT Industrial apresentou nesta segunda-feira (30) diretamente de Turim, na Itália, o seu novo e potente motor movido a gás natural. A apresentação aconteceu durante o FPT Tech Day 2017.
O inédito Cursor 13 Natural Gás conta com 460 cv de potência a 1.900 rpm e torque de até 2.000 Nm a 1.100 rpm, o que garante o título de propulsor a gás natural mais potente disponível atualmente no mercado. Além disso, é o primeiro motor puramente de gás natural no mercado especialmente desenvolvido para longos percursos. 
O Cursor 13 NG pode ser abastecido apenas com gás natural e é extremamente versátil, pois pode trabalhar em diversas aplicações, uma vez que pode funcionar com GNC (gás natural comprimido), GNL (gás natural liquefeito) e biometano. 
Graças à combustão estequiométrica, o Cursor 13 NG atende aos limites de emissão Euro VI Etapa C com um catalisador de 3 vias simples e sem EGR. Quando abastecido com GNC ou GNL o novo motor entrega uma redução de até 9% nas emissões de CO2 se comparado aos motores a diesel equivalentes. Já com o uso de biometano as emissões chegam a quase zero. Além disso, o Cursor 13 NG permite uma redução de 98% de emissões de material particulado (MP) e de 48% de redução de emissão de NOX quando comparadas aos motores a diesel. Destaca-se ainda a redução significativa de poluição sonora.
Se comparado com o motor Cursor de 460 hp movido a diesel, o novo Cursor Natural Gás garante um ótimo consumo de combustível, chegando a uma economia de até 40% (dependendo do custo do combustível). Essa redução acontece devido a combustão livre de EGR e aos injetores de combustível de múltiplos pontos.
O novo Cursor 13 NG atinge padrões de alta confiabilidade, tanto em estresse mecânico quanto térmico, graças ao coletor de escape de ferro fundido Nichel-Resist, ao turbocompressor com comporta de descarga de água resfriada e à cabeça de cilindro de ferro de grafite compactado (CGI). 
Construído com base em tecnologias de ponta e na confiabilidade da marca, comprovada por mais de 30.000 motores a gás vendidos em todo o mundo, nos últimos 20 anos, o novo motor Cursor 13 NG fortalece a liderança da FPT Industrial no segmento de gás natural.

Especificações do CURSOR 13 A GÁS NATURAL Euro VI Etapa C
Arquitetura: 6 cilindros em linha
Sistema de injeção: Injeção de múltiplos pontos com combustão estequiométrica
Tratamento de ar: Turbocompressor com comporta de descarga de água resfriada
Válvulas por cilindro (número): 4
Deslocamento (L): 12,9
Diâmetro interno por curso (mm): 135x150
Torque máx (Nm @ rpm): 2.000 @ 1.100
Potência máxima Hp (kW) @ rpm): 460 (338) @ 1.900
Dimensões L / W / H (/mm): 1.610 / 1.027 / 1.178
Peso seco (/kg): 1.240
EGR: Não
ATS: Catalisador de 3 vias


TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: FPT Industrial
Blog Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA