Facchini

VÍDEO: Volvo apresenta o primeiro VM autônomo para o agronegócio

Em parceria com a Usina Santa Terezinha, localizada em Maringá, Paraná, a Volvo apresentou na manhã dessa quarta-feira (31) o primeiro caminhão brasileiro autônomo voltado para o agronegócio. 
Trata-se de um Volvo VM conduzido por um sistema de GPS durante a operação de colheita de cana-de-açúcar. A tecnologia combina mapas e rotas pré-definidas pela fazenda com um satélite que envia todas as informações ao caminhão. 
Segundo a Volvo o sistema desenvolvido entrega uma precisão extrema a toda a operação de colheita, fazendo com que o caminhão percorra a rota a uma distância de 2,5 cm da plantação. 
Além da precisão, o Volvo VM autônomo atende ainda uma importante demanda do setor sucroalcooleiro, o aumento da produtividade. A tecnologia empregada no modelo evita o esmagamento de outras mudas durante a colheita, com isso o ganho pode chegar a 10 toneladas de cana colhida por hectare.
A Volvo destaca ainda que a presença de motorista será indispensável, mesmo que a condução seja totalmente autônoma durante a colheita. De acordo com a montadora o motorista será responsável por posicionar o caminhão no ponto inicial da colheita e regular a velocidade de percurso, após o término o motorista será responsável por conduzir o caminhão até a área de transbordo, em seguida retornará novamente com o mesmo para o próximo ponto de colheita. 
O primeiro Volvo VM autônomo não possui data para o início da comercialização, o modelo segue em fase de desenvolvimento. Segundo a montadora, participam do projeto um time formado por 16 engenheiros brasileiros da Volvo, 5 engenheiros da matriz sueca e 3 engenheiros da Usina Santa Terezinha.

Confira no vídeo a apresentação do Volvo VM autônomo:
TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA