Facchini

Randon New R

Volvo de 2400cv quebra dois recordes mundiais de velocidade

Mais uma vez a Volvo cumpriu com o prometido e superou mais um desafio. Desta vez o objetivo era quebrar dois recordes mundiais de velocidade em duas diferentes distâncias, 500 metros e 1000 metros.

Para isso a Volvo construiu o "The Iron Knight" (O Cavaleiro de Ferro), um caminhão com desempenho inigualável, resultado da combinação de tecnologia e design, além do trabalho de diversos especialistas de diferentes departamentos da Volvo.

O "The Iron Knight" estabeleceu o tempo recorde de 21,29 segundos e velocidade média de 169 km/h na distância de 1000 metros. Já nos 500 metros o tempo recorde registrado foi de 13,71 segundos com uma velocidade média de 131,29 km/h. Os registros foram realizados em pista fechada no norte da Suécia, e aprovados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) que utiliza a velocidade média nos trechos de 500 e 1.000 metros.

Um detalhe curioso é que o recorde anterior também era de um caminhão Volvo, o "Mean Green", um caminhão híbrido que também quebrou dois recordes nas mesmas categorias em 2012.


Confira na íntegra O " The Iron Knight" em ação:


"The Iron Knight" em detalhes:
O caminhão é totalmente personalizado, com exceção do motor e da caixa de velocidades. Sob o capô um motor D13 fortemente modificado com intercooler quatro turbo compressores, que geram 2400 cv de potência e 6000 Nm de torque. Os sistemas elétricos e eletrônicos foram reduzidos, e o software foi reprogramado para se obter o máximo de potência e estar perfeitamente em sintonia com uma caixa I-Shift de dupla embreagem, que á mesma utilizada nos modelos da linha FH. A combinação de todos esses itens com o peso de 4500 kg gera uma relação peso/potência e 0,5 cv / kg.

O "The Iron Knight" é uma homenagem a linha FH. Tecnologia e design complementam cada detalhe - desde a grade frontal até as saias laterais. A cabine é feita de fibra de vidro e projetada para suportar a resistência do ar. As saias laterais possuem uma aparência poderosa com grandes entradas de ar que refrigeram o motor.

Durante a tentativa de quebra de recorde o "The Iron Knight" atingiu uma velocidade máxima de 276 km/h.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA