Facchini

Scania apresenta caminhão conceito para centros urbanos

Reduzir o risco de acidentes e proporcionar mais segurança a pedestres e ciclistas em centros urbanos é um grande desafio. Visando atender essa importante necessidade, a Scania em parceria com entidades acadêmicas e fornecedores apresentou recentemente na Europa um caminhão conceito basculante, denominado Scania Urban Tipper.
O modelo é equipado com materiais mais leves, além disso é considerado ideal para aplicações em que 90% ou mais do tempo de operação ocorre dentro de cidades.
Provando ser um veículo seguro para esse tipo de operação, o Scania Urban Tipper possuí diversos e aprimorados itens de segurança, como por exemplo a configuração 8x2*6, ou seja o caminhão conceito possui 3 eixos direcionais, os dois dianteiros e o último traseiro, configuração que amplia de forma significativa a capacidade de manobra e a realização de curvas com maior precisão. 
O Scania Urban Tipper conta ainda com suspensão pneumática em todos os eixos, que permite ao motorista regular a altura do chassi em relação ao solo, por exemplo, em áreas urbanas o veículo pode ser rebaixado, proporcionando ao motorista um maior campo de visão. Já em terrenos irregulares a altura do veículo pode ser aumentada, evitando assim danos na estrutura. 
Outro item de segurança que é destaque no Scania Urban Tipper é a presença de um vidro vigia na porta do passageiro, que proporciona ao motorista uma ampla visão ao lado do veículo, eliminando assim eventuais pontos cegos e reduzindo o risco de colisões com pedestres, ciclistas e até mesmos outros veículos. 
Completando o pacote de segurança, o Scania Urban Tipper é equipado com um sistema de frenagem emergencial, que aciona os freios do caminhão de forma automática caso algum obstáculo surja de imediato a frente. O caminhão conceito conta ainda com controle eletrônico de estabilidade e um moderno sistema de monitoramento por meio de câmeras, permitindo que o motorista veja tudo que acontece ao redor do caminhão. 
Tratando-se de motorização, consumo de combustível e redução de emissões, o Scania Urban Tipper é equipado com um motor de 410cv Euro 6, com tecnologia SCR atendendo as normas de emissões de escape Euro 6. O motor de 410 cv de potência é destaque em economia, já que coleciona diversas quebras de recorde de eficiência de combustível em testes realizados na Europa.
Lembrando que o modelo desenvolvido ainda é um conceito, mas com tantas características que beneficiam tanto o motorista quanto os demais usuários das vias urbanas, é bem provável que o Scania Urban Tipper conquiste seu espaço nas cidades e se torne um exemplo a ser seguido. 

Veja o caminhão em operação:

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA