Facchini

DAF Caminhões Brasil lança o pesado CF85 ao mercado nacional

O CF85 chega ao mercado brasileiro para inaugurar a entrada da DAF em novos segmentos e aplicações. O modelo, produzido na fábrica da companhia em Ponta Grossa, no Paraná, é oferecido em cavalo mecânico nas versões 4x2 e 6x2, equipados com o motor PACCAR MX 12.9 litros, capaz de gerar potências de 360 cv ou 410 cv, além de duas opções de cabine, a Sleeper e a Space Cab. O modelo atinge também índice de nacionalização que o habilita para o BNDES Finame.
O trem de força recebe transmissão ZF de 16 marchas automatizada direct drive que, em conjunto com o propulsor PACCAR, confere ótima potência e baixo consumo de combustível, além de fácil manutenção. O torque máximo na versão de 360 cv é de 1.775 Nm, e na 410 cv, 2.000 Nm, ambos em rotações de 1.050 a 1.410 rpm. O controle de tração proporciona ainda mais segurança, assim como freio motor MX, o mais o potente do segmento, com 430 cv.
O CF85 também se destaca pela robustez aliada ao conforto. O projeto brasileiro do caminhão conta com chassi reforçado e suspensão totalmente balanceada para as condições de uso nas estradas do país.
“Da mesma maneira como ocorreu com o XF105, executamos uma série de ajustes no CF85 brasileiro, com o objetivo de torná-lo totalmente adequado às condições de uso e necessidades do transportador local. E o resultado novamente foi surpreendente, com um caminhão forte, potente, seguro e bom de dirigir”, completa Felix Hendricks, diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.
A capacidade de carga do caminhão reforça sua versatilidade. Na versão 4x2, o Peso Bruto Total Combinado (PBTC) é de 53.000 kg, e na 6x2 56.900 kg. A capacidade máxima de tração (CMT) de ambos é 60.000 kg.
O CF85 4x2 tem reservatório de diesel de alumínio de 290 a 520 litros, e de Arla 32 com 50 a 140 litros. O 6x2 conta com reservatório de combustível de 290 a 720 litros, e Arla 32 também de 50 a 140 litros.

Aplicação
O novo caminhão da DAF é totalmente adequado às diversas aplicações de transporte de curta e média distâncias. Suas configurações cobrem fortes segmentos do mercado, como cegonha, transporte de químicos, carregamento de insumos agrícolas e cargas fracionadas.
“O modelo tem ótimo desempenho com carreta três eixos, vanderleia ou LS (2+1). A fácil manobrabilidade, somada ao baixo custo de operação e qualidade do caminhão, o tornam um produto pronto para competir em pé de igualdade com os líderes deste segmento no Brasil”, afirma Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.

Conforto
A concepção dos caminhões da DAF parte do princípio de que o conforto está diretamente relacionado à segurança. Um motorista que dirige com a ergonomia correta, se cansa menos, tem mais atenção à estrada e, consequentemente, um comportamento mais seguro.
O reflexo desta premissa são cabines com um padrão de acabamento e conforto acima da média do mercado nacional. O CF85 começa a ser comercializado com duas opções de cabine, a Sleeper e a Space Cab. A primeira tem 1,60 m de altura interna e a segunda 2,23 m, e ambas com 2,26 de largura interna.
A posição do banco, com ajuste Comfort Air, privilegia o acesso aos controles e a visibilidade. Devido ao tamanho e formato do vidro, o motorista tem ampla visão da estrada e mínimos pontos cegos. A alta qualidade do isolamento acústico, aliada ao baixo ruído do motor, trazem ao interior do habitáculo baixo nível de ruído e ainda mais conforto.
Além do acabamento de primeira linha e uso de materiais premium, o caminhão conta com diversos equipamentos, como cama simples ou beliche, diferentes combinações de spoilers, ar-condicionado, preparação para climatizador de teto, controlador de velocidade e sistema de alto-falantes, entre outros.

Detalhes e mais opcionais
O CF85 conta com detalhes que fazem a diferença. O modelo vem equipado com barra frontal anti-intrusão, para-choque em aço galvanizado, primeiro degrau acoplado ao chassi, retrovisores bipartidos com desembaçador térmico nos dois lados e faróis halógenos birrefletores com lentes Lexan ultrarresistente.

Testes no Brasil
O modelo está há mais de dois anos testes no país, em laboratório e em campo com clientes, com o objetivo de efetuar pequenos ajustes e calibrações. Já são 700 mil quilômetros rodados em rodovias e estradas, submetendo o caminhão às mais rigorosas situações.
A DAF investiu ao todo mais de 50 milhões de Euros no projeto de nacionalização e testes do CF85. “Temos uma equipe de 50 engenheiros envolvidos em todo o projeto do CF85 no Brasil. O resultado dos testes foi excelente em resistência/robustez, conforto e consumo de combustível. O caminhão está pronto para o mercado brasileiro”, afirma Felix Hendricks.
FONTE: DAF 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA