Facchini

Alcoa leva inovação, tecnologia e sustentabilidade à Fenatran

A Alcoa, líder mundial em tecnologia, engenharia e fabricação de metais leves, apresenta na 20ª edição da Fenatran, Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, o caminhão Alcoa - Arte da Eficiência com soluções inovadoras que aumentam a competitividade dos clientes. Com diversos componentes fabricados em alumínio, a solução apresentada pela Alcoa vai da cabine ao reboque, proporcionando significativa redução de peso, que pode chegar até uma tonelada por caminhão.
Esta é a primeira vez que este caminhão é apresentado no Brasil. O projeto está totalmente alinhado com a tendência mundial da indústria de transportes, que tem como objetivo produzir veículos cada vez mais eficientes e sustentáveis. “O alumínio é um metal infinitamente reciclável, que por ter a mesma resistência que o aço e ser um terço mais leve, é a opção mais eficaz para atender as necessidades do segmento dos transportes. A Alcoa investe no desenvolvimento de soluções que garantem maior eficiência no frete, economia de combustível, maior durabilidade de peças e menor emissão de poluentes.”, explica Celso Soares, diretor de Laminados da Alcoa América Latina.
De acordo com o estudo do International Aluminium Institute (IAI), com a colaboração da European Aluminium Association (EAA) e da Aluminum Association (AA), para cada 100 kg de alumínio aplicado em substituição a um material pesado, é possível evitar a emissão de até 4,5 toneladas de CO2 durante toda a vida útil de um caminhão. Ainda conforme o estudo, a aplicação do alumínio nos veículos pesados pode evitar a emissão de 660 milhões de toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, algo equivalente a 9% do total das emissões do gás de efeito estufa geradas pelo segmento de transporte, incluindo a frota de caminhões e ônibus presentes nos EUA, Europa e América do Sul.
O caminhão Arte da Eficiência apresenta uma nova geração de chassi 100% manufaturado em alumínio, desenvolvido em parceria com a Metalsa, que reduz em 40% o peso da estrutura. Além disso, o caminhão destaca diversos componentes como: portas, rodas, radiador, proteções laterais, engate de reboque (quinta roda), tanque de combustível, suporte da suspensão, eixo cardã e fixadores. Veja abaixo o detalhamento das soluções apresentadas pela Alcoa na Fenatran.

Extrudados
Soluções presentes no parachoque traseiro do caminhão Arte da Eficiência, nos suportes e travessas do chassi e na estrutura do ar-condicionado. Além destes produtos, será apresentada uma carroceria carga seca feita 100% em alumínio extrudado. Voltada aos veículos médios e com capacidade de carga de 4.000 kg (dependendo do Peso Bruto Total do caminhão), a estrutura não usa pontos de solda e pode ser totalmente rebitada com os fixadores da Alcoa. Se comparado com os modelos mais tradicionais, a carroceria pesa 258 kg, cerca de 40% a menos de uma produzida em madeira e 50%, de uma de aço. O resultado é um menor desgaste de peças, maior capacidade de carga e um baixo consumo de combustível, principalmente quando o veículo está vazio. 

Fixadores
Na Fenatran, a Alcoa exibe toda a linha de fixadores, tanto os fabricados em alumínio como em aço. Esta inovação é ideal para quem busca uma fixação definitiva, principalmente em condições extremas de vibrações e de uso. Por isso, os sistemas de fixação são muito utilizados e estão presentes no chassi do caminhão Arte da Eficiência. Os fixadores também estão presentes nos compartimentos de carga feitos em alumínio. Eles são fundamentais para assegurar o implemento na estrutura dos caminhões. Quando comparado ao processo tradicional da solda, os fixadores se sobressaem por serem mais rentáveis e resistentes.

Laminados
A Alcoa apresenta soluções em laminados presentes nas portas, no tanque de combustível do caminhão Arte da Eficiência. Além disso, para atender a demanda do setor de transportes, a Alcoa adicionou ao seu portfólio a liga 5052, uma das mais utilizadas pelos fabricantes do setor. A liga é produzida na fábrica de Itapissuma/PE. Completam a linha de produtos expostos na Fenatran: chapa xadrez, excelente produto para ser utilizado em pisos de ônibus e aplicações gerais nos implementos; guarda de alumínio composto para carrocerias carga-seca, solução perfeita para substituição de madeira que oferece leveza e resistência para transportadoras e fabricantes; e a chapa pré-pintada, que aumenta a vida útil e a resistência à corrosão das carrocerias, atrelada ao ganho de produtividade para o fabricante e a uma estética diferenciada.

Ligas de Fundição
Sempre na vanguarda nos desenvolvimentos de novas soluções em ligas leves, a Alcoa lança quatro novas famílias de ligas de fundição em alumínio. São elas: VersaCast, EverCast, EZCast e SupraCast, todas com objetivo de reduzir peso em função das propriedades mecânicas, com ganho adicional da excelente fundibilidade (castability) e resistência a altas temperaturas. Essa versatilidade tem resultados comprovados em diversas aplicações, onde se atingiu cerca de 40% a 62% de redução de peso em peças estruturais para aplicação no segmento de transportes, tradicionalmente fabricadas em aço ou ferro fundido.

Reinvenção da Roda 
Em um caminhão, as rodas de alumínio são fundamentais para manter o conceito de levar mais, gastando e emitindo menos. Em média, as rodas de alumínio Alcoa têm a metade do peso de uma roda de aço. Dependendo da quantidade de eixos do veículo e do implemento, é possível reduzir em até uma tonelada o Peso Bruto Total (PBT). Outra vantagem das rodas forjadas de alumínio é a resistência, cinco vezes superior quando comparadas às fabricadas em aço. Na Fenatran, o caminhão Arte da Eficiência está equipado com rodas com o novo acabamento LvL ONE®, indicado para todos os tipos de implementos rodoviários, ônibus e caminhões. O modelo com apenas 22,6 Kg é a solução ideal para aplicações que visam redução de peso aliada à estética do veículo. Outra solução apresentada no evento é a Dura-Flange®, uma tecnologia que inibe o desgaste prematuro da flange da roda, evitando assim a criação de vincos que podem prejudicar os pneus. Voltada aos veículos que trafegam em condições severas, a tecnologia garante percursos de até 386 mil quilômetros sem a necessidade de manutenção da flange. A Alcoa também apresenta na Fenatran a roda Single, que é 75% mais leve que um rodado duplo de aço, proporcionando a maximização da redução de peso em diversas aplicações.

Serviço:
A 20ª edição da Fenatran ocorre entre 9 e 13 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, no bairro de Santana, em São Paulo (SP). O evento estará aberto das 13h às 21h. O estande da Alcoa, C100, está no corredor H7.
FONTE: Alcoa 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA