![]() |
| Volvo/Divulgação |
16 ônibus articulados e 5 biarticulados do modelo Volvo BZRT foram entregues à Metrobus; modelos são capazes de transportar de 180 a 250 passageiros
A Volvo iniciou o ano de 2026 concretizando mais uma importante negociação no mercado de ônibus. No último dia 30 de janeiro, a montadora de origem sueca realizou a entrega de 16 ônibus articulados e 5 biarticulados do modelo Volvo BZRT, 100% elétricos, com zero emissão de CO₂, à Metrobus, concessionária de serviços de transporte coletivo na capital de Goiás.
Com o início da circulação, Goiânia torna-se a primeira cidade do mundo a operar uma frota de biarticulados elétricos de forma regular. Os ônibus foram adquiridos pela GreenMob Capital, braço de investimentos da HP Mobilidade, uma das empresas operadoras do BRT da cidade.
“Temos muito orgulho desta entrega. Há anos nossos ônibus operam com sucesso em Goiânia. Agora temos a honra de fornecer os veículos dessa nova fase do BRT, com ônibus de alta capacidade 100% elétricos, extremamente silenciosos e confortáveis para os passageiros. Isso é parte de nossa jornada contínua no desenvolvimento de soluções para melhorar a qualidade de vida no transporte público”, diz André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.
Realizado pela Suécia Veículos, concessionária da marca na região, o negócio também contou com o apoio da Volvo Financial Services, divisão de negócios da marca que financiou a aquisição dos chassis, por meio do Banco Volvo.
Sobre o Volvo BZRT
O novos ônibus BZRT que irão operar em Goiânia (GO) contam com dois motores elétricos de 200 kW cada, totalizando 400 kW (540 cv), e localizados na parte central, abaixo do piso, assegurando melhor distribuição de peso e equilíbrio dinâmico. Os modelos também podem ser configurados com até oito baterias, com 720 kWh de capacidade total, também localizadas na parte inferior, permitindo carrocerias com salão completamente livre para os passageiros.
Com 28 metros de comprimento, o biarticulado tem capacidade para 250 passageiros. Já o articulado conta com 21 metros e pode transportar 180 pessoas. Ambas as versões estão equipadas com carroceria Marcopolo Attivi.
