![]() |
| Gemini |
Pouco mais de 6,8 mil caminhões foram montados em todo o Brasil no mês de janeiro; programa Move Brasil ainda não refletiu de forma positiva na indústria
Mantendo exatamente o ritmo lento e de retração registrado ao longo de todo o anterior, a indústria brasileira de caminhões encerrou o mês de janeiro apresentado queda nos volumes de produção. A informação é confirmada pelo balanço oficial da Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA).
De acordo o balanço oficial da entidade, 6,8 mil caminhões foram montados em todo Brasil no primeiro mês de 2026, queda de -15,6% em relação a janeiro de 2025, quando 8 mil exemplares foram produzidos no País. Porém, em relação ao último mês de 2025, dezembro, quando 5,7 mil caminhões foram montados em todo o Brasil, a indústria registrou agora um avanço de +18,6% na produção.
Segundo a entidade, o cenário de retração da produção já era previsto para o mês de janeiro. Além disso, o Programa Move Brasil, iniciativa do Governo Federal em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) que liberou R$ 10 bilhões para financiamento de caminhões, ainda não refletiu na indústria.
“Cabe mencionar que também ocorreram férias coletivas mais longas. Agora, no entanto, há um fato novo com o Move Brasil, que torna o ambiente mais favorável”, afirma Igor Calvet, presidente da ANFAVEA. “O programa é recente e ainda não se reflete na produção e nem nas vendas. Mas esperamos ter números mais vistosos nos próximos meses”.
