RER Parts


Move Brasil

Volvo projeta queda de até 10% nas vendas de caminhões em 2026

Volvo FH 540 vermelho saindo da linha de montagem

Previsão feita para o segmento acima de 16 toneladas reflete os desafios econômicos do mercado brasileiro; Na América Latina, Volvo registrou forte crescimento em 2025

O cenário econômico desafiador do mercado brasileiro, marcado principalmente por uma taxa de juros elevada, dificuldade de acesso ao crédito, gastos estratosféricos da máquina pública e incertezas políticas, deverá impactar novamente e diretamente as vendas de caminhões zero quilômetro em 2026. 

Segundo as projeções oficiais da Volvo, divulgadas nesta quarta-feira (11), as vendas de caminhões acima de 16 de toneladas (semipesados e pesados) devem apresentar uma queda entre 5 e 10% para todas as marcas, mantendo assim o ambiente de retração registrado ao longo de todo o ano passado. 


Os juros altos encarecem o crédito e desestimulam as compras e a renovação das frotas. É um fator crucial que está freando o crescimento das empresas de transporte, inclusive reduzindo a sua competitividade”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.


Volvo lidera em 2025
Apesar das adversidades do mercado, a Volvo encerrou o ano de 2025 liderando o mercado brasileiro de caminhões acima das 16 toneladas, com 20.053 caminhões licenciados, o que representa 23% de market share, segundo os números oficiais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE). O sucesso incontestável nos segmentos de semipesados e pesados pode ser atribuído principalmente à três modelos. São eles:

  • Volvo FH 540: 5.403 emplacamentos (Líder pelo 7ª ano consecutivo em pesados);
  • Volvo VM 290: 4.320 emplacamentos (Líder em semipesados);
  • Volvo FH 460: 3.613 emplacamentos (Vice líder em pesados).

Terminamos o ano com três modelos Volvo entre os quatro caminhões mais vendidos no País: FH 540 (líder em pesados), FH 460 (vice-líder em pesados) e VM 290 (líder em semipesados)”, celebra Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões.

Serviços Volvo
A área de serviços Volvo também foi destaque ao longo de 2025. A montadora de origem sueca registrou um crescimento de 10% na comercialização de Plano de serviço, atingindo a marca expressiva de 55 mil contratos ativos.

Outro número de destaque alcançado no anterior foi o de 22 mil contratos do Volvo Connect, plataforma de conectividade da marca para gestão de frota. O sistema captura informações das centrais eletrônicas dos veículos e transmite on-line para o gestor de frota.

Destaque ainda para os 10 mil contratos do CIV (Condução Inteligente Volvo), uma consultoria da marca com foco na redução de consumo de combustível, a partir de dados de conectividade dos veículos.


Volvo na América Latina
Os caminhões Volvo também estão conquistando cada vez mais espaço no continente latino-americano. Ao todo, 25.665 caminhões da marca foram comercializados em todo a região. Além de liderar mercado do Peru (2.414 caminhões, 21% de market share) e ocupar a vice-liderança no Chile (1.621 caminhões, 19% de market share), a montadora também registrou umaa retomada considerável de vendas na Argentina (1.185 caminhões, um crescimento de 190% sobre o ano anterior). 

Outro importante marco no continente em 2025 foi o início de exportações para o México, com a entrega de 80 caminhões logo no primeiro ano de envio de veículos fabricados no Brasil.


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA