![]() |
| Beth Santos/Prefeitura do Rio |
Montante será destinado a cidades de seis estados brasileiros; investimento será aplicado na compra de ônibus com tecnologia Euro 6 e modelos elétricos
Através do Ministério das Cidades (MCid), o Governo Federal anunciou nesta semana a liberação de mais de R$ 2 bilhões para a renovação da frota de transporte público em diferentes regiões do país. O montante significativo faz de um novo ciclo de investimentos do Novo PAC.
De acordo com o comunicado oficial do governo, o aporte de aproximadamente de R$ 2,06 bilhões contemplará 14 propostas em cidades dos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo. Destaque para as cidades de Ilhéus (BA), Anápolis (GO), Duque de Caxias (RJ), Angra dos Reis (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Teresópolis (RJ), João Pessoa (PB), Guarulhos (SP), Porto Seguro (BA), Jequié (BA) e Maricá (RJ).
A iniciativa prevê a substituição de veículos antigos por modelos mais modernos, eficientes e menos poluentes, reforçando a agenda de descarbonização do transporte público no Brasil. Para isso, as cidades receberão ônibus elétricos e veículos com tecnologia Euro 6.
“Nosso objetivo é que a infraestrutura seja um meio para se chegar a um transporte público de qualidade, com mais conforto, segurança e agilidade para a população. A renovação da frota complementa essa visão, garantindo que os veículos que circulam em nossas cidades sejam modernos, eficientes e sustentáveis, melhorando a experiência do usuário e contribuindo para um futuro mais verde”, afirma Denis Andia, secretário nacional de Mobilidade Urbana do MCid.
