Montadora chinesa superou a marca de 1.000 caminhões emplacados no Brasil; Foton Aumark S 315 foi o veículo comercial mais vendido pela marca ao longo do ano
A Foton encerrou o ano de 2025 com bons motivos para comemorar. Além de iniciar a montagem de caminhões no Brasil, a marca também registrou um crescimento expressivo no volume de negócios concretizados no País. Segundo os números oficiais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), a montadora emplacou 2 mil veículos de janeiro a dezembro de 2025, crescimento superior a 200% em relação a 2024.
Os números expressivos garantiram à Foton a 7ª posição do ranking nacional de marcas que mais comercializaram caminhões em 2025, com mais de mil unidades emplacadas. O resultado representa um avanço consistente de 78,2% frente a 2024. O desempenho reflete a consolidação da estratégia de crescimento sustentável da fabricante, baseada na diversificação do portfólio, fortalecimento da rede e no avanço em soluções eletrificadas.
O grande destaque da marca em 2025 foi o Aumark S 315, veículo comercial leve que pode ser dirigido com carteira B. O modelo se consolidou como o carro-chefe da Foton no Brasil e campeão de vendas da marca no País, com mais de 600 unidades emplacadas no ano. Nos caminhões leves, os modelos Aumark S 715 e Aumark S 916 somaram, juntos, mais de 340 unidades no ano. No segmento de caminhões médios, o Aumark S 1217 foi o principal destaque, com mais de 490 emplacamentos em 2025, garantindo 3,8% de participação no segmento.
Foton avança em eletrificação
A Foton também já ocupa uma posição de destaque na categoria de veículos comerciais elétricos. Em 2025, a marca alcançou a 3ª colocação no ranking anual, com 9,24% de participação neste segmento do Brasil.
“O desempenho reforça a estratégia da montadora de se posicionar de forma antecipada em soluções com zero emissão, especialmente em aplicações urbanas e alinhadas à transição energética”, comenta Maurício Santana, diretor comercial da Foton do Brasil.
De acordo com Santana, além do avanço nos emplacamentos, a Foton do Brasil ampliou de forma significativa sua estrutura de atendimento no País. “Em 2025, a rede de concessionárias cresceu de 38 para 80 pontos de vendas confirmados, fortalecendo a capilaridade da marca em diferentes regiões do Brasil”, comenta. Para 2026, o plano de expansão segue ativo, com a abertura de novas revendas e a meta de superar a marca de 100 concessionárias até o início do próximo ano, além do reforço da estrutura comercial e de pós-venda, acompanhando o crescimento do portfólio e da base de clientes da montadora.
