![]() |
| Gemini |
Pouco mais de 9 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil no mês de novembro; Segundo a ANFAVEA, já são quatro meses consecutivos de queda na produção de pesados
Diretamente impactada pelo atual cenário econômico, a indústria brasileira de caminhões encerrou o mês de novembro registrando quedas expressivas nos volumes de produção em todos os comparativos. A informação é confirmada pelo balanço oficial da Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA).
Segundo o balanço oficial da entidade, 118,4 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil de janeiro a novembro, queda de -9,3% em relação ao acumulado de 2024, quando 130,6 mil exemplares foram montados.
Somente no mês de novembro, 9,6 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil, o que representa uma queda de -5,5% em relação ao mês anterior, outubro, quando 10,2 mil exemplares foram montados. Já no comparativo com novembro de 2024, quando 13,2 mil caminhões foram montados, a indústria registrou agora uma queda significativa de -27,1%.
"Pelo quarto mês consecutivo nós tivemos queda na produção de veículos pesados. Esse é um dado muito importante", destaca Igor Calvet, presidente da ANFAVEA. "Essa queda já era dita pela ANFAVEA ha vários meses. Nossa projeção no início do ano, com uma condição macroeconômica diferente, já era de queda, uma queda de 3,1%. Consolidando os 11 meses do ano, essa queda já é de 9,3%. Então nós temos uma queda muito mais acentuada do que aquela que previmos no final do ano passado", completa.
Confira na íntegra os números da ANFAVEA: CLIQUE AQUI
