![]() |
| Volvo CE/Divulgação |
Novo Volvo A60 traz design atualizado e promete entregar 15% mais eficiência de combustível e 5% mais produtividade; modelo é capaz de transportar até 55 toneladas
Dando continuidade ao processo de renovação da linha de caminhões articulados no Brasil, a Volvo Construction Equipment atualiza agora o A60, o maior modelo da marca. A novidade chega na sequência do lançamento recente das versões remodeladas do A45 e do A50.
“Completamos a expansão de nossa nova geração de articulados. O A60 representa o ápice da nossa nova arquitetura tecnológica e consolida o portfólio mais avançado da nossa história nesse tipo de produto”, afirma Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE na América Latina.
Comparando com a geração anterior, o novo Volvo A60 se destaca por proporcionar 15% mais eficiência de combustível e 5% mais produtividade em operações de mineração, construção e pedreiras. Sob o capô está o novo motor Volvo D16J que entrega 630 cv de potência e impressionantes 2.960 Nm de torque. Combinado com uma caçamba de 33,6 m³, o modelo ainda é capaz de transportar 55 toneladas líquidas, a maior capacidade de carga entre os caminhões articulados disponíveis no mercado.
O novo A60 também traz consigo recursos avançados como o Terrain Memory, que identifica e memoriza trechos escorregadios do terreno para otimizar automaticamente o controle de tração. O sistema OptiShift permite mudanças direcionais mais rápidas entre marcha à frente e ré, enquanto o controle automático de tração garante mobilidade excepcional.
“O sistema Haul Assist traz informações em tempo real de pesagem da carga a bordo. Traz alertas de sobrecarga ou manuseio de volumes baixos, maximizando a produtividade”, explica Guilherme Ferreira, head de gestão de produtos e produtividade da Volvo CE.
A nova geração do A60 também conta com suspensão dianteira hidráulica ativa, que garante estabilidade excepcional em terrenos irregulares. Enquanto o consagrado sistema de transmissão Volvo entrega desempenho superior nas mais difíceis condições de trabalho off-road.
Recursos como assistente de subida, controle de cruzeiro, controle de velocidade em descidas e freio dinâmico Volvo completam a lista de atributos que otimizam o desempenho durante as jornadas de trabalho mais desafiadoras.
A atualização do A60 também privilegia a facilidade de manutenção. Os intervalos de engraxamento foram expandidos para 250 horas, sem a necessidade de lubrificação diária ou semanal. Os pontos essenciais de manutenção são acessíveis do solo e agilizam os serviços.
![]() |
| Volvo CE/Divulgação |
Novo design
A nova geração do maior caminhão articulado do país também traz consigo uma série de novidades no design. Começando pela cabine que assegura baixo nível de ruído para máximo conforto do operador. O capô redesenhado melhora significativamente a visibilidade. Câmeras opcionais ampliam o campo de visão em operações complexas, trazendo ainda mais segurança. Na parte interna, duas telas entregam ao motorista todas as informações essenciais durante a operação. O display à frente do volante exibe dados essenciais do veículo. Já a tela integrada do Volvo Co-Pilot oferece controle sobre mídia, câmeras, ar-condicionado e status da máquina.
Do ponto de vista operacional o novo design também melhora o despejo de material. A porta traseira da caçamba com opcional de braço mais longo oferece abertura mais ampla, para otimizar os tempos de ciclo. O equipamento conta ainda com sensor de inclinação lateral para o descarregamento, o que eleva a segurança da operação.
Ficha técnica Volvo A60
- Capacidade de carga: 55.000 kg
- Volume da caçamba: 33,6 m³
- Peso líquido: 43.750 kg
- Peso bruto total (PBT): 98.750 kg
- Motor: Volvo D16J
- Potência máxima: 470 kW (630 hp) a 1.800 rpm
- Torque máximo: 2.960 Nm a 980 rpm
- Velocidade máxima: 57 km/h

