![]() |
| Reiter Log/Divulgação |
Frota dedicada de 36 caminhões, incluindo três pesados movidos a gás irá operar ao longo de cinco anos; parceria busca ampliar a sustentabilidade das operações
Com o objetivo de tornar as operações de transporte cada vez mais sustentáveis no Sul do Brasil, a Coca-Cola FEMSA Brasil e a Reiter Log fecharam uma importante parceria. Uma frota dedicada de 36 caminhões, incluindo três veículos pesados movidos a gás, inclusive por biometano, entrou em operação neste mês. O contrato conta com uma duração total de cinco anos.
A primeira rota teste da Coca-Cola FEMSA Brasil com veículos movidos por esse tipo de combustível foi realizada no início de abril, entre Antônio Carlos (SC), Araucária (PR) e Curitiba (PR), percorrendo trechos entre fábrica e centro de distribuição. A transportadora conta com capacidade para realizar cerca de 104 viagens mensais nesse percurso. Com o uso do biocombustível, isso pode representar a redução de aproximadamente 920 toneladas de CO₂ por ano — o equivalente ao plantio de mais de 2.500 árvores.
Já no Rio Grande do Sul, novas rotas também estão implementadas entre Porto Alegre, Farroupilha e Gravataí pela Reiter Log, tendo como principal objetivo ampliar os trajetos. “A parceria com a Coca-Cola FEMSA reforça algo em que acredito muito: não é preciso transformar tudo de uma vez. A transição para uma frota mais limpa e sustentável pode ser gradual, conforme as possibilidades e o contexto de cada operação. O mais importante é começar”, afirma Vanessa Reiter Pilz, Vice-Presidente de ESG da Reiter Log.
Contando com a maior frota de caminhões sustentáveis do Brasil, a Reiter Log oferece soluções personalizadas que consideram as necessidades e expectativas de cada cliente. Atualmente, 35% dos veículos em operação na empresa são movidos a fontes renováveis - e a meta é alcançar uma frota 100% alternativa até 2035.
Segundo Gilberto Carlos de Sousa, Gerente de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente da Coca-Cola FEMSA Brasil, a companhia busca constantemente soluções mais sustentáveis para o negócio. “Hoje, operamos com energia renovável em 100% de nossas plantas fabris e em 82% de nossos centros de distribuição, e seguimos avançando para otimizar a eficiência energética em toda a cadeia. Nossa frota já conta com caminhões elétricos, e estamos muito otimistas com a implementação do biometano”, afirma.
Impacto ambiental e mudanças climáticas
O uso de caminhões movidos a biometano, como os implementados na operação com a Coca-Cola FEMSA Brasil, representa uma alternativa estratégica para a redução das emissões de CO₂ e contribui para a descarbonização do transporte rodoviário de cargas - um dos principais desafios do setor logístico. O combustível, produzido a partir de resíduos orgânicos e processos industriais, possui uma pegada de carbono significativamente menor em comparação ao diesel convencional, promovendo benefícios ambientais, econômicos e sociais.
A parceria entre Reiter Log e Coca-Cola FEMSA Brasil também simboliza um movimento importante de resiliência e adaptação diante dos efeitos das mudanças climáticas. Na região Sul, as enchentes que impactaram Porto Alegre em 2024 são um exemplo de situação dentro desse cenário. “Infelizmente, nosso Estado está vivendo de forma muito concreta as consequências da crise climática. Aqui, é impossível ignorar o impacto das mudanças climáticas nos negócios e na vida das pessoas”, ressalta Vanessa Reiter Pilz.
