![]() |
| Gemini |
Pouco mais de 108 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil até outubro; em relação ao mesmo mês de 2024 queda chega até 31,3% e preocupa a ANFAVEA
Diretamente impactada pelo atual cenário econômico brasileiro, marcado principalmente por uma elevada taxa de juros que dificulta o acesso ao crédito, a indústria brasileira de caminhões encerrou o mês de outubro registrando novas quedas nos volumes de produção. A informação é confirmada pelo balanço oficial da Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA).
De acordo com o balanço oficial da entidade, 108,8 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil de janeiro a outubro, queda de -7,3% em relação ao acumulado de 2024, quando 117,4 mil exemplares foram montados.
Somente no mês de outubro, 10,2 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil, o que representa uma alta de apenas 0,5% em relação ao mês anterior, setembro, quando 10,1 mil exemplares foram montados. Já no comparativo com outubro de 2024, quando 14,8 mil caminhões foram montados, a indústria registrou agora uma queda significativa de -31,3%.
"Se lá em outubro de 2024, nós produzimos 14,8 mil unidades, agora em outubro deste ano apenas 10,2 mil unidades. O que, portanto, reflete a preocupação da ANFAVEA e o que temos ratificado mês a mês, a nossa preocupação com o mercado de caminhões", destaca Igor Calvet, presidente da ANFAVEA.
Confira na íntegra os números da ANFAVEA: CLIQUE AQUI
