![]() |
| Transvale/Divulgação |
Projeto prevê a adoção de 11 caminhões Scania movidos a Biometano; exemplares serão empregados no transporte de açúcar até o Porto de Santos
Com objetivo de tornar as operações de transporte cada vez mais sustentáveis, através da descarbonização, a Transvale, empresa de logística com sede em Cascavel (PR), está investindo na adoção de caminhões movidos a biometano. O primeiro exemplar da frota será um Scania G460, extrapesado que será responsável pelo transporte de 2 mil toneladas de açúcar por mês.
“Acreditamos que economia e performance combinam muito bem com transporte mais limpo, sustentável e respeito ao meio ambiente”, diz Julio Medeiros, diretor Comercial da Transvale.
Já para o primeiro trimestre de 2026, a transportadora paranaense prevê a incorporação de mais 10 caminhões movidos a biometano na frota, ampliando assim o volume mensal de carga transportada para 18 mil toneladas. Os exemplares atuarão em rotas que ligam os terminais de transbordo ferroviário do interior do Paraná e de São Paulo ao Porto de Santos.
O biometano é um gás natural renovável, obtido a partir da purificação do biogás, produzido pela decomposição de matéria orgânica (resíduos agrícolas, lixo, efluentes etc). Ele é quimicamente semelhante ao gás natural convencional, mas tem a vantagem de ser sustentável e ter impacto ambiental menor. “O biometano reduz em até 90% a emissão de gás carbônico com relação ao diesel”, explica Eder Serraglio, diretor de Frota Transvale.
